Tema: Uso de Internet nas Praticas didácticas na Escola Secundaria da Gurue
Elaborado por mestre Veromingos Domingos Thaimo. Todos direitos reservados
Publicado em 09/09/2017
Ultima edição 14/06/2018
LISTA DE ABREVIATURA
1G Primeira geração
2G Segunda geração
3G Terceira geração
TICs Tecnologias da informação e
comunicação
MIT Massachusetts Institute of Tecnology
NFS National Science Foundation
WWW World Wide Web
CD-ROM Compact
Disc, read-only-memory
FTP File Transfer Protocol
EAD Ensino á Distância
RESUMO
Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes
nas escolas, em especial a internet. Actualmente é vista como um recurso
dinâmico e interativo que possibilita novas formas de ensinar e aprender, a
oferecer uma variedade de benefícios no processo de aprendizagem, a facilitar o
acesso à recursos didáticos e a melhorar a interação entre professores e
alunos. Nesse sentido, a presente investigação buscou analisar o uso da
internet como ferramenta de ensino para os professores da Escola Secundaria de
Gurue. Procurou-se analisar a utilização dos recursos da internet junto aos
professores, a verificar os impactos, possibilidades e desafios que causam no
processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi utilizada como metodologia a
pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, a ter como
instrumentos de investigação a utilização de questionários e a observação. A
pesquisa é considerada relevante, pois a internet tornou-se uma ferramenta
essencial na educação, a ser importante que o professor tenha o conhecimento
adequado do uso dessa tecnologia se actualizando diante das mudanças
existentes, para que se tenha uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Internet.
Ferramenta de ensino - Aprendizagem. Prática Pedagógica.
ABSTRACT
Technology resources
are increasingly present in schools, especially the internet. Today it is seen
as a dynamic and interactive resource that enables new ways of teaching and
learning, offering a variety of benefits in the learning process, facilitating
access to teaching resources and improving the interaction between teachers and
students. In this sense, the present research sought to analyze the use of the
Internet as a teaching tool for Gurue High School teachers. We sought to
analyze the use of Internet resources with teachers, verifying the impacts,
possibilities and challenges they cause in the teaching and learning process.
For that, the bibliographical research and the field research with a
qualitative approach were used as methodology, having as research instruments
the use of questionnaires and observation. The research is considered relevant,
since the internet has become an essential tool in education, and it is
important that the teacher has the appropriate knowledge of the use of this
technology if updating before the existing changes, so that one has a quality
education.
Keywords: Internet. Teaching tool - Learning. Pedagogical Practice.
1
CAPITULO 1: INTRODUÇÃO
As reflexões
em torno do assunto tecnologia e educação tomou conta da sociedade há várias
décadas, na realidade desde que se notou sua influência na formação do sujeito
contemporâneo, e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido
desenvolvimento nos meios de informação e comunicação. O mundo actual esta a
passar por inúmeras e cada vez mais aceleradas transformações em torno de todos
os campos da sociedade, desde o princípio da civilização o homem esta sempre em
busca de adaptações, mudanças, novos conhecimentos, aliás, facto este implícito
em sua constante busca do saber e aprender.
A preocupação com o impacto que as mudanças tecnológicas podem causar no processo de ensino-aprendizagem impõe a área da educação a tomada de posição entre tentar compreender as transformações do mundo, produzir o conhecimento pedagógico sobre ele auxiliar o homem a ser sujeito da tecnologia, ou simplesmente dar as costas para a actual realidade da nossa sociedade baseada na informação.
A preocupação com o impacto que as mudanças tecnológicas podem causar no processo de ensino-aprendizagem impõe a área da educação a tomada de posição entre tentar compreender as transformações do mundo, produzir o conhecimento pedagógico sobre ele auxiliar o homem a ser sujeito da tecnologia, ou simplesmente dar as costas para a actual realidade da nossa sociedade baseada na informação.
A utilização
da Internet não fica restrita apenas a escritórios e casas. Hoje em dia, ela já
tomou conta dos espaços escolares. Nesse contexto, seu uso exige um novo fazer
pedagógico e sua utilização em sala de aula pode melhorar a interlocução entre
professores e alunos no processo educativo.
No ambiente
educacional, a Internet vem a assumir uma importante função de apoio
pedagógico, como recurso mediador de uma aprendizagem dinâmica. Porém, é
importante enfatizar que este recurso não substitui a figura do professor, ele
apenas auxilia no processo de ensino e aprendizagem. É necessário que o
professor saiba utilizar essa ferramenta de maneira apropriada para o bom
desempenho e eficácia de seu trabalho escolar.
Considera-se importante ao professor conhecer as
possibilidades metodológicas que as tecnologias trazem para trabalhar o
conteúdo, através de atividades criativas, de um processo de desenvolvimento
consciente e reflexivo do conhecimento, a usar pedagogicamente os recursos
tecnológicos, com perspectiva transformadora da aprendizagem escolar. Pode-se
dizer que as mídias têm grande poder pedagógico, pois se utilizam da imagem.
Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos
tecnológicos, a dinamizar o o processo de aprendizagem.
1.1
Problematização
O modelo de
ensino tradicional (em vigor na Escola Secundaria de Gurué), onde o professor é
responsável pela transmissão do conhecimento ao aluno, onde o aluno memoriza as
informações transmitidas pelo professor. Os métodos e as práticas utilizadas no
ensino tradicional, quando comparadas com o panorama actual, parecem não estar
em concordância com as mudanças e transformações que ocorrem no mundo, principalmente
na questão manifestação da informação e do conhecimento.
Através da
introdução do novo paradigma na educação, onde os estudantes devem ser
ensinados a buscar conhecimento, a aprender como aprender. Essas mudanças podem
ser apresentadas com a presença da Internet, a proporcionar condições para o
exercício da capacidade de procurar e selecionar informações, resolver
problemas e aprender independentemente.
O uso da
internet na educação, ajudado pelos avanços da tecnologia, conduz suas virtudes
em direcção à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Sua utilização deve
ser planeada, com vista coerência com estratégias, métodos e técnicas de
ensino, a aproveitar suas qualidades de potencial. Por isso é necessário um
esforço cada vez maior para que a inserção da Tecnologia da Informação no
ambiente escolar realmente aconteça, a oferecer possibilidades de melhoria do
trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos.
A Tecnologia
da Informação precisa ser vista como uma ferramenta que possibilita a construção
e difusão do conhecimento, devendo a Escola Secundaria de Gurue se utilizar dos
avanços tecnológicos de forma a contribuir para a melhor eficiência do processo
educacional.
Actualmente o mundo dispõe de muitas inovações
tecnológicas para se utilizar em sala de aula, o que condiz com uma sociedade
pautada na informação e no conhecimento, pois através desses meios temos a
possibilidade virtual de ter acesso a todo tipo de informação independente do
lugar em que nos encontramos e do momento, esse desenvolvimento tecnológico
trouxe enormes benefícios em termos de avanço científico, educacional,
comunicação, lazer, processamento de dados e conhecimento.
Com o modelo
de ensino arcaico e obsoleto em vigor na Escola Secundaria de Gurué O
aprendizado segue uma sequência estática: o professor fala, o aluno ouve e
aprende. Esta forma de aprendizagem não proporciona ao aluno um papel activo na
construção do conhecimento, muitas vezes desconsidera o aprendizado do aluno fora
da escola, seus esforços espontâneos e a construção colectiva do conhecimento.
No ensino tradicional, que esta em vigor
na Escola Secundaria de Gurué o aluno tem um papel passivo, com poucas responsabilidades.
Existe, ainda, a necessidade do aluno se adaptar as diferenças de costumes e
métodos de ensino dos seus professores. É um ensino baseado na memorização e na
imitação do que faz o professor.
A incorporação das TICs deve ajudar gestores,
professores, alunos, pais e funcionários a transformar a Escola Secundaria de Gurué em um lugar democrático e promotor de acções educativas que
ultrapassem os limites da sala de aula, a instigar o aluno a ver o mundo muito além
dos muros da escola, a respeitar sempre os pensamentos e ideais do outro. O
professor deve ser capaz de reconhecer os diferentes modos de pensar e as
curiosidades do aluno sem que aja a imposição do seu ponto de vista.
Notemos que actualmente não se trata mais apenas de fazer
redações escolares com começo, meio e fim. Com a era digital, os alunos da Escola Secundaria de Gurué estariam a se tornar especialistas em
lidar com o hipertexto, o sistema de informação que inclui textos, fotos, áudio
e vídeo, com infinitas possibilidades de navegação. No que se refere o
hipertexto é preciso que o internauta (alunos) com ajuda dos professores
desenvolva habilidades de avaliar criticamente as informações encontradas e
saiba identificar quais são as fontes mais confiáveis entre as inúmeras
apresentadas. Por essa razão é importante que o professor tenha conhecimento
sobre o hipertexto e a linguagem utilizada na internet, para poder assim melhor
orientar seus alunos.
Face a
essas situações descritas levanta-se a seguinte questão:
Até
que ponto a utilização da internet na escola secundária de Gurué poderá
contribuir para a melhoria na prática pedagógica em vigor?
1.2
Objectivos
1.2.1
Objectivo
geral
Analisar as possibilidades que a Internet oferecem para a
melhoria da qualidade no processo de ensino - aprendizagem na Escola Secundaria de Gurue
1.2.2
Objectivo
específicos
·
Identificar os recursos disponíveis na Internet e suas
funcionalidades
·
Identificar as vantagens e desvantagens de uso da
internet nas práticas pedagógicas na Escola Secundaria de Gurue
·
Qual é o grau de utilização e acesso a internet na Escola Secundaria de Gurue
·
Descrever o papel do professor na implementação da da internet nas práticas pedagógicas na Escola
Secundaria de Gurue
1.3
Questões de partidas
·
A Escola Secundaria de Gurue escola proporciona o acesso às
tecnologias digitais e se oferece apoio aos professores e aos alunos?
·
Qual é o grau de utilização e acesso a internet na Escola Secundaria de Gurue
·
Quais são as vantagens e desvantagens de uso da internet
nas práticas pedagógicas na Escola Secundaria de Gurue
·
Quais são os custos monetários de implementação de
internet wireless na Escola Secundaria de Gurue
1.4
Justificativa
No aspecto particular, o Uso de internet nas Praticas
didáticas na Escola Secundaria da Gurue, fez surgir, em mim, um interesse
peculiar. Isso se deve, sobretudo, por se tratar de uma área nova, pouco
trabalhada nos nossos meandros académicos, onde, quanto a mim, um conhecimento
sólido sobre o Uso de internet nas Praticas didáticas se mostra deveras
necessária e, com efeito, estimulante.
No âmbito da própria instituição (Escola Secundaria da
Gurue) é através do uso da internet nas praticas didáticas que a Escola
Secundaria da Gurue poderá aumentar o nível de desempenhos dos professores e
dos alunos, outrossim, tendo melhorias na qualidade de ensino – aprendizagem.
No âmbito social, tendo alunos bem formados, com boas
capacidade cognitiva, a sociedade de Gurue e em geral terão benificios inúmeros.
O Uso de internet nas Praticas didáticas possibilita ao alunos assumir e vivenciar valores construtivos, individual e
socialmente, cada um dos professores colabora com um pequeno espaço, uma pedra
na construção dinâmica do “mosaico” sensorial-intelectual-emocional-ético de
cada aluno. Esse vai valorizar continuamente seu quadro referencial de valores,
ideias, atitudes, a ter por base alguns eixos fundamentais comuns como a
liberdade, a cooperação, a integração pessoal. Um bom educador faz a
diferença. A educação não pode mais viver sob o modelo antigo, sob o risco de
virar virtual e invisível para a sociedade, às novas tecnologias devem ser
exploradas para servir como meios de construção do conhecimento, e não somente
para a sua difusão. Nos últimos anos a presença dos alunos em sala de aula diminuiu
consideravelmente, sem falar nas universidades onde alunos viraram atores
virtuais, invisíveis para a estrutura acadêmica, eles tem buscado na internet
as fontes de conteúdos programáticos das disciplinas, ignoram a oportunidade de
debates e reflexões em sala de aula.
No âmbito científico-académico, espera-se que os
resultados desta pesquisa possam abrir caminho para futuras discussões
relativas o Uso de internet nas Praticas didáticas, especificamente na Escola
Secundaria da Gurue.
1.5
Delimitação do estudo
O trabalho que se pretende desenvolver enquadra-se na
cadeira de TICs, mas vai sofrer influências de outras áreas conexas como sejam:
Pedagogia e didática.
A delimitação temporal é de 2016 a 2017
A delimitação espacial: o estudo será realizado no
distrito de Gurue, especificadamente na Escola Secundaria de Gurue.
1.6
Organização do projecto
O primeiro
capítulo do projecto consta nota introdutória (problematização, Objectivos,
questões de pesquisa, justificativa e delimitação da pesquisa).
No segundo
capítulo do projecto, é onde procura-se apresentar o marco teórico existente
sobre a temática de uso de internet nas práticas didáticas. No âmbito do marco
teórico procura-se apresentar as teses defendidas por autores que já exploraram
algumas das vertentes do fenómeno.
No terceiro
capítulo do projecto é onde procura-se aprofundar, para além de apresentar e
explicar o procedimento metodológico através do qual orienta-se o projecto, o
assunto a ser tratado e a forma através da qual será tratado. É nesta parte
onde são apresentados o tipo de pesquisa, amostra e técnica de colecta de
dados. E, igualmente, faz a delimitação do universo.
E, na última
parte apresentaremos referência bibliográfica e apêndice.
2
CAPITULO II: MARCO TEÓRICO
2.1
Conceitos
2.1.1
Internet
Segundo Meyer (2000, p.282), a Internet
inicialmente denominada ARPANET foi criada nos Estados Unidos pela ARPA
integrante do Sistema Militar Americano, durante a guerra fria, mais
precisamente no ano de 1962, foi desenvolvida inicialmente para fins militares,
e estrategicamente utilizada como uma força-tarefa militar do sector privado a
Rand Corporation. Foi projetada por J.C.R. Licklider cientista do Massachusetts
Institute of Tecnology (MIT), criada intencionalmente para que as informações
fossem veiculadas de forma rápida e segura. Desenvolveram tecnologias para a
construção de uma rede que interligasse órgãos militares do governo Americano
sem que houvessem interrupções, mesmo que a base de controlo fosse interceptada,
caso os inimigos derrubassem partes da rede, a permitir maior segurança, já que
o controle da comunicação não se concentrava num único lugar.
2.1.1.1
Breve
historial
Em 1968 os Estados Unidos permitiu o
uso da ARPANET a entidades relacionadas à pesquisas. Sob o comando do cientista
Lawrence G. Roberts a ARPANET foi ampliada, inicialmente seu uso estava
restrito às universidades ou aos centros de pesquisas e ainda se mantinha sob
contrato com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No ano 1969 a ARPANET
conectou quatro computadores na Califórnia em Utah. Sua popularização só
ocorreu mais tarde no ano de 1973, seu uso já não estava restrito
exclusivamente às universidades dos Estados Unidos, e se previa o seu alcance
mundial, quando interligou computadores da Noruega e da Inglaterra. (Meyer,
2000)
À medida que a tecnologia Internet
tomava forma, a ARPANET constantemente se distanciava de suas origens
militares. A ARPANET estava a provar ser de grande valor para as comunidades de
pesquisas universitárias; ao mesmo tempo, estava amplemente disponível para
segurança para a pesquisa relacionada com assuntos militares confidenciais.
(Meyer, 2000, p. 283)
Segundo Meyer, em 1982, a rede civil
(ARPANET) foi separada da parte militar (MILNET), cabendo a U.S. National
Science Foundation (NSF) a responsabilidade pela supervisão e financiamento da
construção de uma nova rede de transmissão de dados de longa distância a fim de
ajudar pesquisadores universitários. Em 1989 conectaram-se à rede países como
Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Grécia, Índia, Irlanda, Coréia do
Sul Espanha e Suíça.
Com o desenvolvimento do navegador
Browsers, gráficos incorporados a Internet, transformaram- na numa mídia
poderosíssima, a possibilitar veicular todos os tipos de informações. Até então
não era permitido nenhum tipo de transação comercial, barreira esta, quebrada
em meados de 1995, quando a NFS (National Science Foundation) extinguiu todos
os subsídios da Internet a permitir o comércio na rede, a aperfeiçoar ainda
mais o seu desenvolvimento, e a transformar a Internet no que é hoje.
2.1.1.2
A Internet Hoje
De acordo com Sawaya (2003) no
dicionário de Informática a definição do termo Internet: "Internet: Maior
rede de computadores do mundo, que se caracteriza pela forma descentralizada
em que actua”. Oferece serviços de comunicação de dados, como acesso remoto, transferência de arquivos, correio eletrônico, a www e
grupos de discussão.
A Internet pode ser definida
basicamente como uma espécie de "teia", onde vários computadores
estão entrelaçados uns com os outros através de conexões, que permitem o acesso
e transmissão, quase que imediato, de todos os tipos de informações
digitalizadas, as quais são transmitidas a todos os computadores interligados
por meio desta "teia", que se denomina rede. Suas proporções atingem
uma escala mundial, a estar presente em muitos lugares do mundo.
Sua aplicabilidade pode ser definida
essencialmente como um recurso capaz de viabilizar o processo de comunicação e
transmissão de informações. Não existe nenhum órgão ou empresa que se intitulem
donos da Internet, nem que detenham o controlo do funcionamento e das
informações por ela veiculados.
Devido ao seu formato dinâmico a
Internet é hoje considerada como uma das ferramentas mais completas na área de
comunicação, pois além de se tratar de um serviço que integra várias mídias,
como imagens, vídeos, textos e sons, permite a interatividade entre os seus
usuários, a facilitar sua integração ao restante do mundo.
2.1.1.3
A Internet na Sala de Aula
Diante de tantos recursos
disponibilizados pela Informática, que podem ser utilizados pelo professor,
será ressaltado aqui, a utilização da Internet e seus principais recursos
aplicados à Educação. Tendo em vista que, a Informática tornou-se fundamental
para o meio econômico e cultural da sociedade, a estar presente nos
supermercados, nas agências bancárias, nos comércios em geral, nas próprias
residências e no quotidiano das pessoas, logicamente que seria inevitável que a
escola não se deixasse absorver por tais novidades, e continuasse distante
dessa nova realidade.(Tajra 2004)
Em meio a tantas inovações tecnológicas
presentes na sociedade actual, a Internet é o recurso que tem alcançado
destaque na aplicação da Informática em ambientes educacionais.
Devido ao seu aspecto atrativo, ágil e
dinâmico, quando bem empregada pode se tornar uma grande aliada no processo de
ensino-aprendizagem.
A Internet traz muitos benefícios para
a educação, tanto para os professores como para os alunos. Com ela é possível
facilitar as pesquisas, sejam grupais ou individuais, e o intercâmbio entre os
professores e alunos, a permitir a troca de experiências entre eles.
Podemos mais rapidamente tirar as
nossas dúvidas e dos nossos alunos, sugerir muitas fontes de pesquisas. Com
todas estas vantagens será mais dinâmica a preparação de aula. (Tajra 2004. p.
157).
Hoje é fundamental saber o básico sobre
informática. Nessa lista é possível incluir aplicativos como editores de texto,
imagens e áudios, planilhas de cálculo e criadores de apresentações gráficas.
Com o desenvolvimento e a popularização da internet, essa relação de itens
necessários ganhou uma proporção gigantesca, a abranger navegadores, buscadores
de outras ferramentas disponíveis na rede.
A escola não poderia ficar alheia a
essas inovações, devido ao facto de ter alcançado tamanha popularidade em
Moçambique, percebe-se que, a escola tem sido atingida por essa revolução
digital, a não poder mais se manter indiferente.
A Internet, muito conhecida como a
'aldeia global', entre os tantos veículos de informações é o meio que mais se
adapta a esse conceito, onde o mundo se encontra num mesmo ponto, pelo facto de
possibilitar que vários lugares do mundo estejam interligados, reduz as
distâncias que separam os continentes, e beneficia o intercâmbio cultural entre
as nações.
Quando as ferramentas disponíveis pela
Internet são utilizadas pela escola, as aulas ministradas possibilitam aos
alunos adentrarem uma nova realidade tecnológica e social, a qual favorece os
aspectos de integração e interação com outras culturas, e incorpora uma nova
linguagem aos padrões de comunicação, onde as informações chegam quase que
instantaneamente. Este aspecto dinâmico permite uma melhor visualização dos
assuntos tratados nas aulas a proporcionar um campo muito amplo de pesquisa.
De acordo com Moran (1997), a entrada
da Internet na escola melhora o contato entre os alunos e professores, e
desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de
resultados. A interação bem-sucedida aumenta a aprendizagem. Em alguns casos há
uma competição excessiva, monopólio de determinados alunos sobre o grupo. Mas,
no conjunto, a cooperação prevalece.
A sociedade actual requer pessoas aptas
cada vez mais ao diálogo e a interação Esta interatividade tem sido estimulada
nas pessoas através da socialização virtual que a Internet proporciona. Na
escola, pode ser utilizada como uma estratégia para um melhor proveito nos
trabalhos em grupo, pois favorece a comunicação e interação social entre os
alunos, que desde pequenos estão a aprender a interagir através das ferramentas
disponibilizadas pela Internet.
De acordo com Tajra (2004, p.144) são
tantas as inovações tecnológicas ao nosso redor que é impossível não nos
deixarmos envolver por elas, e não participarmos dessas transformações. Sendo
que, dessas inovações a Internet é a que mais se destaca, a qual rompe as
fronteiras do espaço geográfico e abre um grande "leque'" de
oportunidades nunca imaginadas.
Diante de tantas possibilidades de
busca, a própria navegação na sala de aula é uma mudança. Uma das formas de se
utilizar a Internet na sala de aula é a escolha um tema, determinando os
objetivos de aprendizagem e preparando as atividades, para alcançar este objectivo.
É preciso que o professor esteja atento ao ritmo de cada aluno, para que o
aluno desperte a curiosidade sobre a importância do tema que está sendo
proposto na Internet, e não somente pelo uso da Internet.
2.1.2
Wireless
Wireless é um termo inglês que significa “rede
sem fio”, na tradução para a língua portuguesa. Este termo é utilizado para
denominar uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos,
a funcionar por meio de equipamentos que usam radiofrequência, comunicação via
ondas de rádio, ou comunicação via infravermelho. (https://www.significados.com.br/wireless/, recuperado em 10 de Agosto de 2017).
Wireless é a transferência de informação entre
dois ou mais pontos que não estão fisicamente conectados, e essa distância pode
ser curta (controle remoto da televisão, por exemplo) ou atingir milhões
de quilômetros, como o sistema de comunicações de rádio do espaço, por
exemplo.
A tecnologia wireless é
usada desde walkie-talkies até
satélites artificias no espaço, mas seu uso mais comum é em redes de
computadores, a servir como meio de acesso à Internet através de
locais remotos como escritórios, bares, aeroportos, parques, e até mesmo em
residências. (https://www.significados.com.br/wireless/, recuperado em 10 de Agosto de 2017)
2.1.3
Web site ou página Web
A palavra Web pertence ao vocabulário da língua inglesa e
significa “rede”. Mesmo pertencendo ao léxico inglês o termo é amplamente
utilizado em português como muitos outros com a mesma origem. Este conceito é
utilizado dentro do espaço da tecnologia para referir-se a um sistema de
interligação de documentos e recursos de forma geral, através da internet. O
termo tanto pode se referir a uma página de internet, a um lugar virtual (website)
ou a um servidor. Este documento eletrônico conte informações adaptadas ao
espaço em que se encontram de forma que possam ser acessadas por usuários do
mundo todo que utilizam um determinado navegador. (Heuser, 2016).
Hoje em dia este acesso pode se dar a partir de um
computador ou de qualquer outro dispositivo móvel. Uma página Web é o nome que
se da um documento electrónico. Web é a forma resumida e adaptada de WWW (
World Wide Web). A estas páginas se podem ter acesso através de uma conexão de
internet e estão compostas por textos, informações, links e aplicações
informáticas. As páginas Web normalmente funcionam como uma espécie de cartão
de apresentação digital. Empresas, pessoas particulares ou organizações, usam
este recurso para apresentar suas ideias ou para fornecer informações. As
páginas Web geralmente se encontram em formato HTML, que é a linguagem
utilizada nelas e que permite operar com links, etc. (Date, 2015)
Através delas se pode acessar outras páginas, “navegando”
entre links. Uma Website ( palavra feita da união dos termos ingleses Web+site)
é o lugar onde de reúnem várias páginas Webs dentro de um mesmo domínio e
relacionadas entre si. O servidor Web, por outro lado, é o computador ou a
unidade onde se executam determinados software. Ou seja, é um programa
utilizado para transferir páginas Web. A world wide Web (Web) tem sua origem
(embora apenas a idéia a principio) em 1980 com o desenvolvimento de um projecto
usado para armazenar informações associadas entre elas. (Date, 2015)
O projecto se denominava ENQUIRE e foi desenvolvido pelo
inglês Tim Bernes-Lee. A ideia foi sendo melhorada ao longo dos anos e em 1991
foi publicado oficialmente o primeiro Website, mas só em 1994 foi dado o grande
impulso á comercialização da Web. Hoje em dia a WWW é um espaço que pode ser
acessado de forma globalizadas onde as pessoas podem formar, informar ou
informar-se através de dispositivos conectados a Internet. (Date, 2015)
2.1.4
Hipertexto
Hipertexto é o termo
que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na
forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através
de referências específicas, no meio digital denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal,
íconesgráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos
de informação, a oferecer acesso sob demanda às informações que estendem ou
complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de
"ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador e sociólogo francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia",
que seria a ligação de textos com outros textos. (Heuser, 2016).
Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que
facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras,
imagens ou até mesmo sons que, ao serem clicados, são remetidos para outra
página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido actualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de
organização da informação e produção textual se manifesta.
2.1.5
Link
Uma hiperligação, um liame/ligame, ou
simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos
correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma
referência dentro de um documento em hipertexto a outras partes desse documento ou a outro documento. Um programa
informático utilizado para visualizar e criar esse documento chama-se um
sistema de hipertexto, normalmente um usuário pode criar uma hiperligação ou
simplesmente uma ligação. Um usuário que siga as ligações está a navegar o
hipertexto ou a navegar a Web. (Heuser, 2016).
2.1.6
Online
O termo online, ou on-line (em português significa “em
linha” ou “conectado”), é um termo com origem inglesa e que se popularizou com
o advento da Internet. Pode ser utilizado para designar ou caracterizar várias
situações e em diversos contextos. Estar online pode designar uma pessoa que
está ligado à Internet, a uma BBS, ou qualquer outra rede informática. Pode
também designar um programa ou um dispositivo informático que esteja activado e
com capacidade de comunicar com um outro computador ou rede de computadores.
Pode ainda designar um Web site (ou qualquer outro conteúdo informático) que
esteja disponível para ser acedido em tempo real a partir de outros pontos da
rede. Opõe-se a off-line, que significa desligado, não conectado, fora de
linha. (Date, 2015)
2.1.7
Biblioteca virtual
Biblioteca virtual é
uma biblioteca especial
com uma coleção focada em objetos digitais que podem incluir textos, material
visual, material de áudio, material de vídeo, armazenados em formatos de mídia eletrônica (em oposição à Impressão, microfilmagem, ou outra media física), juntamente com os meios
para organizar, armazenar e recuperar os arquivos e mídia contidos na coleção
da biblioteca. bibliotecas digitais podem variar imensamente em tamanho e
escopo, e podem ser mantidas por indivíduos, organizações, ou estarem afiliadas
a bibliotecas ou instituições com instalações físicas. O conteúdo digital
pode ser armazenado localmente ou acessado remotamente através de redes
virtuais. Uma biblioteca eletrônica é um tipo de sistema de recuperação de
informação. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_virtual, recuperado em 10 de Agosto de 2017 )
O conceito guarda similaridade com o de biblioteca digital, com a diferença que esta última existe
fisicamente, e disponibiliza um acervo de documentos totalmente digitalizados,
enquanto uma biblioteca virtual pode não existir fisicamente e constituir-se
como um serviço de acesso a outras bibliotecas, que podem disponibilizar
material que não esteja digitalizado (como livros ou documentos antigos). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_virtual, recuperado em 10 de Agosto de 2017)
2.1.8
Biblioteca digital
Biblioteca digital
(também conhecida como biblioteca
online, biblioteca
eletrônica, ou mediateca)
é a biblioteca constituída
por documentos primários,
que são digitalizados quer sob a forma material (disquetes, CD-ROM, DVD), quer em linha através
da Internet, a permitir o acesso à distância. Este
conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo
objetivo é seleccionar, organizar e distribuir a informação, a conservar a integridade dos documentos digitalizados.
Segundo Leiner (1988), Uma
biblioteca digital é a colecção de serviços e de
objectos de informação, com organização, estrutura e
apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos
de informação, disponíveis
directa ou indirectamente via meio electrónico / digital.
O conceito guarda similaridade com o de biblioteca virtual, enquanto uma biblioteca virtual pode não
existir fisicamente e constituir-se como um serviço de acesso a outras
bibliotecas, que podem disponibilizar material que não esteja digitalizado
(como livros ou documentos antigos), a biblioteca digital existe fisicamente, e
disponibiliza um acervo de documentos totalmente digitalizados. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_digital, recuperado em 10 de Agosto de 2017)
2.1.9
Museu virtual
Museu virtual é um espaço virtual de mediação e de relação do patrimônio com
seus usuários através da internet. É também conhecido como museu online, museu
eletrônico, hypermuseu, museu digital, ciber museu ou museu na web.
É
um museu paralelo e complementar, que
privilegia a comunicação como forma de envolver e dar a conhecer determinado
patrimônio. Nesse sentido, os museus virtuais são aqueles que trabalham o
patrimônio por meio de ações museológicas, mas que não necessariamente têm suas
portas abertas ao público em seu espaço físico. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Virtual, recuperado em 10 de Agosto de 2017)
2.2
Serviços disponibilizados pela
internet que auxiliam no processo do ensino e/ou aprendizagem
A aplicabilidade das ferramentas disponibilizadas pela Internet na sala de
aula apresenta alguns aspectos distintos, neste caso, enfocam-se dois modelos
de trabalho através dos recursos oferecidos, que seriam: o professor vir a
utilizá-la somente na preparação de suas aulas, como um material didático
sobressalente a fim de complementar os assuntos trabalhados na sala de aula; e
outra maneira, seria o uso pelos alunos no decorrer das aulas, se assim fosse
necessário, com o auxílio e monitoramento dos professores; porém neste caso, a
escola em questão deve oferecer recursos necessários para essa aplicação, como
laboratórios pedagógicos equipados para esta finalidade. (Oliveira, 2002)
São inúmeras as formas de se utilizar a Internet com finalidades
pedagógicas, bem como o uso de forma responsável de alguns dos muitos recursos,
o que permite uma melhor visualização dos assuntos trabalhados pelas
disciplinas. Diante de tantas Possibilidades é imprescindível que a escola se
mantenha actualizada quanto às facilidades que estas novas tecnologias podem
oferecer. (Valente, 2016)
De acordo com Meyer (2000, p. 285) o www (word wide web) é um sistema de hipertexto
que permite o acesso às informações contidas numa página. Cada uma das páginas
contidas num servidor web possui o seu próprio endereço, que quando acessadas
ou requisitadas, exibem na tela seu conteúdo, quando uma página é requisitada
através do seu endereço navegado Browser busca a página referente ao endereço
solicitado, por isso cada página de internet possui um único endereço na rede chamado
URL (Uniform Resource Locator). Através do www, que são páginas disponíveis na
Internet, conhecidas também como Home Pages ou Sites, é possível ao aluno fazer
uma verdadeira viagem virtual por diversos locais do mundo e visitar diferentes
paginas como: museus, bibliotecas, revistas e jornais virtuais, e pesquisar sobre
os mais diversos assuntos educacionais. Por se tratar de uma rede aberta, todos
os usuários podem colaborar com informações sobre quaisquer assuntos,
totalizando um amplo acervo de conteúdo para pesquisas e trabalhos.
Como afirma Meyer (2000 p. 287), o FTP (File Transfer Protocol ) (Protocolo
de Transferência de Arquivos) ê responsável pela transferência de Arquivos pela
Internet, através de um cliente FTP é possível transferir arquivos do servidor
de FTP a máquina destino por meio de uma operação chamada Download (o mesmo que
baixar ou receber), e através do Upload (o mesmo que enviar), é possível
transferir arquivos para o servidor, que os armazena em um diretório remoto.
Através do serviço de FTP é possível "enviar" ou
"receber" arquivos de um computador para outro, em diversos formatos,
como músicas, vídeos, textos, entre outros. Um exemplo da aplicabilidade do FTP
na educação seria o download de Ebooks, cuja palavra é uma abreviação de
"eletronic books" (livros eletrônicos), disponíveis em alguns sites
da Internet, como Bibliotecas Virtuais ou sites de Livrarias Eletrônicas, que
podem ser baixados e impressos pelo usuário, desde que sejam autorizados pelo
autor. Assim como um livro tradicional, os E-books são protegidos pelas leis de
direitos autorais e não podem ser alterados, plagiados, distribuídos ou comercializados
sem a autorização de seu autor. (Santana, 2016)
Sites de Busca são páginas voltadas ao serviço de pesquisas e buscas de informações
na Internet, com o uso de softwares que fazem uma varredura na Internet, a localizar
as informações de acordo com as palavras-chaves digitadas e inseridas no sistema
de busca pelo usuário, que por sua vez receberá uma listagem com diversas fontes
e textos contendo ou a fazer referência à palavra-chave procurada. (Oliveira,
2002)
Os sites de busca permitem várias possibilidades de pesquisa, e possibilita
uma busca detalhada sobre diversos assuntos, contudo apresenta os resultados em
uma listagem com todos os sites que contenham a palavra ou o assunto específico
solicitado, apresentando-os em seus diversos contextos, sem uma organização
concisa, diferentemente dos assuntos organizados e disponíveis no índice de um
livro. (Sobral, 1999)
Trabalhar com os sites de busca no ambiente escolar, o professor pode focalizar
o uso da pesquisa como sendo indispensável no quotidiano dos alunos. Através deles
e possível uma coleta de materiais com maior rapidez e precisão. Segundo Tajra (2001,
p 160), o objetivo de se procurar materiais na Internet é que alunos e
professores se habituem a prática da pesquisa a utilizar a Internet como fonte
para se obter informações.
Ao incentivar o manuseio dessas ferramentas no quotidiano da sala de aula
como um hábito, o professor além de proporcionar uma oportunidade aos alunos de
usufruírem de uma fonte ampla de informações, instrui-os a utilizarem de meios
como a percepção e a independência, a levar-os a compreenderem qual a real
finalidade de se trabalhar determinados assuntos na sala de aula, e instigá-los
a participar de maneira activa no processo de aprendizagem.
Através dos recursos disponibilizados pela Internet, é possível que o
professor encontre métodos diferenciados de se trabalhar com os alunos, a aprimorar
suas técnicas e desenvolver novas maneiras de se aproveitar da tecnologia para
prover o ensino de maneira que todos os alunos participem ativamente deste
processo. (Oliveira, 2002)
Dentre os múltiplos recursos a serem utilizados nos ambientes escolares,
alguns tem maior destaque, como os serviços de E-mails ou Correio Eletrônico,
Chats ou Bate-papos, Comunicadores Instantâneos, Fóruns ou Listas de
Discussões. (Valente, 2016)
2.2.1.1.1
Serviços
de E-mail ou Correio Eletrônico
O serviço Internet mais popular de todos, o correio eletrônico (e-mail)
está a se tornar rapidamente um suplemento indispensável aos telefones, cartas
e faxes. Você pode enviar mensagens de correio eletrônico para outros usuários
de Internet. Para enviar o correio eletrônico você precisa conhecer o endereço
eletrônico do destinatário. Quando recebe um correio eletrônico, você pode responder
a mensagem, transmiti-la para outra pessoa, armazená-la ou excluí-la. (Meyer,
2000, p. 285)
Os serviços de e-mail ou simplesmente correios eletrônicos, assemelham-se muito
aos serviços utilizados pelo correio convencional, onde o remetente envia a
carta, e crescente todas as informações necessárias para que esta chegue ao
destino, e o receptor é quem a recebe. Porém, tudo ocorre de forma eletrônica,
os endereços são eletrônicos e os conteúdos são digitais, no entanto apesar das
semelhanças entre o sistema convencional e o eletrônico, o manuseio da
ferramenta de e-mail é muito simples e apresenta uma característica que o torna
mais dinâmico em relação aos correios convencionais: as informações veiculam
com muita rapidez pela rede. (Tajra, 2010)
Além da rapidez, praticidade e de permitir a comunicação entre pessoas,
suas especialidades vão muito além. O e-mail possibilita o envio dos mais
variados formatos que a informação pode apresentar, como por exemplo, é
permitido o envio de vários tipos de mídias, como fotos digitais, imagens,
vídeos, músicas, sons, textos, notícias da actualidade e trechos de jornais e
revistas com formato eletrônico. Certamente, tais facilidades não seriam
possíveis sem a utilização do sistema de correio eletrônico, não desmerecendo
logicamente os correios convencionais. (Meyer, 2000)
A utilização do e-mail como uma ferramenta pedagógica beneficia a comunicação
entre os alunos, pois por meio dele é possível incentivar a troca de informações
de uma maneira atrativa e estimulante, por ser rápido e dinâmico, pode se tornar
uma ferramenta estratégica no trabalho escolar, pois os resultados são obtidos instantaneamente
por meio do envio e recebimento simultâneo das mensagens e arquivos, e os
resultados das tarefas são vistos de imediato. Assim é com o recurso de email, que
permite enviar mensagens eletrônicas para outros usuários, bem como recebê-las,
e mesmo que o usuário não esteja conectado à internet, este fica armazenado no computador
dos provedores de acesso até que o usuário se conecte ao serviço e visualize seu
conteúdo. O recurso permite o envio de simples mensagens de textos, e até mesmo
fotos, vídeos ou arquivos, anexados à mensagem. Cada endereço de e-mail é
único, a poder variar o seu espaço de armazenamento de acordo com o provedor do
serviço. (Oliveira, 2002).
Para
se utilizar de um e-mail, é necessário inscrever-se em um provedor que forneça
esse tipo de serviço, esse processo é conhecido como autenticação, onde, ao se inscrever, o usuário preenche um
cadastro fornecendo o endereço pretendido por ele, um exemplo seria: EscolaGurue2017@hotmail.com, seria o endereço e 'hotmail', o provedor do serviço de
e-mail, é então criada uma senha (password), que garante a entrada exclusiva do
usuário em sua conta de e-mail. (Jurema, 2016)
2.2.1.1.2
Chats
ou Bate-papos e Comunicadores Instantâneos
Os bate-papos, conhecidos também como Chats, são páginas disponíveis na Internet
voltadas ao entretenimento, troca de informações e diálogos, onde todos os usuários
conectados interagem entre si simultaneamente, através de grupos de discussões
e conversas em tempo real, na maioria das vezes através de mensagens de textos
digitadas. Esses grupos são divididos em salas virtuais de acordo com os
assuntos e interesses em questão, como: idade, regiões, cidades, religião,
trabalho, profissão, desportos, entre tantos outros. (Oliveira, 2002)
Algumas empresas têm adotado seu próprio sistema de chat, onde as salas são
voltadas á discussões sobre assuntos relacionados à própria empresa. E no caso
de algumas universidades que tem adotado o sistema de EAD (Ensino a Distância),
os serviços de chat são usados para promover discussões e intercâmbio de idéias
entre os alunos e os professores, e como meio para exposições dos assuntos e
temas relacionados às pesquisas e projetos em andamento na instituição, a
facilitar a comunicação entre pessoas distantes geograficamente. (Oliveira,
2002).
Os comunicadores instantâneos são programas com aspectos parecidos com os serviços
disponibilizados pelos chats, porém com a vantagem de que os usuários podem escolher
com quem desejam manter contato, através de uma lista com os endereços eletrônicos
de outros usuários do serviço. Seu funcionamento assemelha-se muito ao do serviço
de e-mail, no processo de criação e autenticação de usuário e senha,
entretanto, através dos comunicadores instantâneos pode-se manter um diálogo em
tempo real. O recurso permite ainda, incorporar vários recursos
simultaneamente, a permitir a interação entre os seus usuários por meio de
digitação ou se preferir, por meio de som e imagem através da adaptação de
periféricos de áudio (caixas de som e microfones) e vídeo (webcam), sendo muito
utilizado em videoconferências. Os comunicadores instantâneos mais conhecidos
são: o ICQ e o MSN. Em relação à sua utilização na escola, a comunicação em
tempo real proporcionada pelo uso das ferramentas de comunicação como os chats
e os comunicadores instantâneos, favorece o intercambio cultural, pois ao
possibilitar um contato imediato entre os alunos de diferentes localidades,
permite que a instituição escolar atue como uma ponte que liga ideias e
pensamentos de alunos com culturas completamente diferentes, a romper as
barreiras da distância física que separam pessoas de várias localidades do país
e do mundo. (Valente, 2016)
2.2.1.1.3 Fóruns e Listas de Discussões
Os fóruns ou grupos de discussões, segundo Tajra (2001, p. 154), são listas
com os e-mails de várias pessoas, onde todos interagem entre si, enviam e
recebem mensagens em suas caixas de correio eletrónico simultaneamente. Essas
listas são montadas geralmente por pessoas, empresas ou entidades com os mesmos
interesses e afinidades, que se reúnem para debaterem sobre os assuntos em
comum.
Uma maneira prática de se trabalhar com debates em sala de aula, obter uma participação
proveitosa dos alunos e sanar com o problema da timidez que por vezes ocorre
durante os debates, seria através dos fóruns e listas de discussões, os quais podem
ser moderados pelo professor, que através do sistema pode gerenciar as
questões, e permitir que as discussões contribuam de maneira a salientar quais
os aspectos que geram dúvidas entre os alunos. É possível a partir de um
determinado tema ou assunto proposto, fomentar um debate crítico entre os
participantes da aula, e obter uma análise sobre suas opiniões e, ao induzi-los
a um debate argumentativo, motivar habilidades de escrita e manejo das ideias.
(Valente, 2016)
De acordo com Tajra (2001, p. 154), ao montar um projeto educacional a utilizar
a Internet como recurso didático, a lista de discussão torna-se uma grande aliada
para reunir de forma rápida e participativa os alunos e os professores.
Pode-se concluir que ao utilizar a Internet no nosso dia-a-dia, professores
e alunos de forma geral, encontram no meio tecnológico um grande aliado, que
veio optimizar a comunicação entre ambos, possibilitando agilizar tarefas
diárias de forma considerável, como por exemplo, o envio de trabalhos via
email, sendo até pouco tempo nos alunos tinham que obrigatoriamente,
entregá-los de forma impressa.
2.3
As vantagens e desvantagens da
importância e a utilização Da internet na sala de aula
Ao decidir trabalhar com a informática, mais precisamente com a Internet, o
professor se depara com diversas situações diferentes do que já está habituado
em seu quotidiano. São muitas as vantagens oferecidas pela aplicação da
Internet na sala de aula, porém assim como existem as facilidades, existem também
problemáticas acarretadas pelo uso da ferramenta no ambiente escolar.
2.3.1
As vantagens do uso da Internet na
Educação
De acordo com Tajra (2004, p.161), a Internet é um veículo que conduz o
aluno a buscas pelo conhecimento, a trocas e descobertas, não a fim de
substituir o professor e seus métodos, e sim para aprimorar as relações humanas,
elaborar novas formas de produção, e instigar a cultura digital, unir povos e
culturas,a revolucionar e a determinar uma mudança na sociedade.
Apesar de ser muito questionado pelos professores, o uso da Internet na educação,
oferece um campo muito amplo, com inúmeras oportunidades de trabalho, a possibilitar
progressos significativos na área pedagógica.
A maneira que a ferramenta será trabalhada no ambiente educacional depende
de cada professor, suas técnicas, criatividade, e principalmente, a vontade de
fazer da Internet uma aliada no processo de ensino-aprendizagem.
Algumas das vantagens da Internet, de acordo com o que diz o professor
Moran (1997) é que ela permite o acesso a fontes inesgotáveis de informações a servir
de estímulo para os alunos na realização de suas pesquisas, pois através dos
acervos de livros eletrônicos das Bibliotecas Virtuais é possível aprender
sobre vários assuntos, a favorecer o enriquecimento de conhecimentos e o
desenvolvimento dos trabalhos com mais agilidade.
Pode-se passear virtualmente por diversos lugares do mundo, através dos sites de Museus Virtuais e de conteúdos
turísticos a conhecer diferentes lugares e culturas.
Fazer estudos científicos com simulações, obter informações sobre actualidades,
fazer cursos on-line através dos recursos da EAD (Ensino á Distância), e
comunicar-se com pessoas distantes geograficamente tornando possível aos alunos
adquirirem habilidades interpessoais, a contribuir para uma aprendizagem
cooperativa.
As discussões que são estimuladas nos bate-papos contribuem para melhorar o
desempenho dos alunos a desenvolver aptidões de leitura e escrita, a favorecer
a socialização e o diálogo.
De acordo com Tajra (2001, p. 156) os jovens devem ser estimulados a
localizar as informações, a tratá-las e criticá-las e, por fim, a se comunicar.
2.3.1.1
As
Desvantagens do uso da Internet na Educação
Apesar de tantas vantagens encontradas ao utilizar a Internet na área educacional,
ela apresenta muitas situações adversas, sendo este um aspecto que deve ser
tratado com muita relevância pelos professores que decidem trabalhá-la como um recurso
pedagógico em suas aulas, porém esses problemas não impedem os benefícios que a
Internet gera ao processo de ensino-aprendizagem, podendo ser facilmente superados.
(Santana, 2016)
Ao trabalhar com a Internet em uma sala de aula, o professor se depara com problemas
relacionados à concentração dos alunos, pois com a diversidade contida na Internet,
é possível que os alunos sejam seduzidos e se distraiam com outros assuntos, a dispersar-se durante as aulas em outras
atividades que não sejam as propostas pelo professor. Segundo o professor Moran
(1997), ensinar a utilizar a Internet exige muita atenção do professor, pois
diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais
sedutora do que a aula em si, e os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas
conexões possíveis, de endereços dentro de outros endereços, de imagens e
textos que se sucedem continuamente.
Outra problemática em se trabalhar com a Internet na sala de aula se deve
ao facto de que os alunos geralmente se impressionam primeiro com as páginas
mais bonitas, que exibem mais imagens, animações, sons, pois exercem um
fascínio semelhante às do cinema, vídeo e televisão. Os lugares menos visualmente
atraentes costumam ser deixados em segundo plano, o que acarreta, às vezes,
perda de informações de grande valor tornando-se muito fácil perder tempo com
informações pouco significativas. (Sobral, 1999)
Quanto à variedade das informações contidas na Internet, elas podem ser benéficas
ao enriquecimento do conhecimento, porém torna-se prejudicial pelo facto de que
nem todas as informações que veiculam na Internet são de facto verdadeiras, a
ser este um ponto desfavorável na sua
aplicação como ferramenta pedagógica. De acordo com o que diz Moran num Artigo
publicado na Revista Ciência da Informação (1997) a Internet permite inúmeras
possibilidades de pesquisa, dentro e fora da sala de aula. A praticidade que se
tem ao digitar algumas palavras nos sistemas das ferramentas de busca, e
encontrar milhares de respostas para qualquer tema, é de uma facilidade fascinante,
que traz grandes vantagens e também alguns problemas. O aluno que utiliza a Internet pela primeira vez, no
primeiro instante se deslumbra ao ver que uma pesquisa apresenta muitos resultados, porém no
segundo momento, desanima, ao constatar que há inúmeras repetições e muitas
indicações equivocadas.
Porém através de uma preparação prévia das aulas que serão ministradas, o professor
pode sanar esse problema, ao programar suas aulas e tentar prever com antecedência
os resultados. Conhecer os assuntos a fim de filtrar as informações que serão trabalhadas,
resumir e selecionar previamente o que será trabalhado na aula, comparar os
resultados gerados, e avaliar o que é mais relevante e significativo para a aula.
(Sobral, 1999)
Um processo que gera grandes problemas na aplicação da Internet nos
ambientes escolares é o recurso do "copiar/colar" que muitas vezes
impedem um bom aproveitamento da ferramenta, pois na maioria das vezes os
alunos somente copiam o conteúdo dos sites sem de facto analisar o conteúdo
encontrado. Além desse problema existe também o problema do plágio na Internet,
que é a cópia de trabalhos já prontos sem a menção do nome do autor do mesmo, e
se trata de um acto criminoso, de acordo com a lei de direitos autorais Lei n°
4/2001 de 27 de Fevereiro 2001 que assegura a proteção sobre as propriedades
intelectuais, contra cópias e publicações sem a devida autorização e menção dos
nomes dos autores das obras.
Ao lidarem com aspectos semelhantes a este é necessário que os professores conscientizem
seus alunos sobre a seriedade do assunto referente à cópia, tanto na questão da
análise dos assuntos que são coletados quanto a questão da legalidade e propriedade
dos trabalhos disponíveis na Internet.
A Internet permite acesso a muitos tipos de informações, a qualquer hora e
em qualquer lugar, podemos conhecer pessoas, fazer contatos profissionais, e os
relacionamentos que se ateiam através da Internet a todo instante. Há uma rede
de informações interligadas e que chegam a cada segundo a toda a população que
tem acesso aos meios de Informática.
A ligação feita entre as novas tecnologias e o ensino conduz à promoção de novos
conhecimentos, causa o prazer de estudar, de aprender de forma interativa.
A Internet em si, não oferece desvantagem alguma, só a sua má utilização
pode oferecer alguma desvantagem, pois infelizmente, não podemos conhecer todos
os seus utilitários, há os crimes cibernéticos, o plágio, a falta de veracidade
em algumas informações vinculadas, entre outros, porém problemas que podem ser
evitados, se todos fizerem a sua parte e filtrarem as informações que são
recebidas. (Valente, 2016)
As vantagens são as maiores possíveis, a partilha de informação; a
globalização; a rapidez de acesso à informação disponível na rede; a liberdade
de expressão; a comodidade, a comunicação que é feita através da rede, como por
exemplo, em chats, no Messenger, e não só; a disponibilidade de ferramentas
para criar e para interagir; o facto de ter criado postos de emprego, entre
outras.
Ao nível educativo, o uso da rede veio ampliar o campo de ação e
comunicação entre o aluno e o professor, a promover o intercâmbio educacional e
cultural, a promover a quebra de isolamento e a autonomia por parte dos alunos
na sala de aula.
3
CAPITULO III: METODOLOGIA
Metodologia científica é um
conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para
formular e resolver problemas de aquisição objectiva do conhecimento de uma
maneira sistemática.
Para Gil (2008), a investigação
científica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para
que os objectivos sejam atingidos. Assim, os métodos científicos são o conjunto
de processos ou operações mentais que se deve empregar na investigação e a
linha de raciocínio adoptado no processo de pesquisa.
O método é forma de pensar para
se chegar a natureza de um determinado problema quer seja para estudálo quer
seja para aplicálo.
Pesquisa seria o modo científico
para obter conhecimento da realidade empírica, tudo o que existe e pode ser
conhecido pela experiência ou o processo formal e sistemático de
desenvolvimento de método científico.
Assim, a elaboração do presente
estudo teve como suporte no método qualitativo, pois pretendese fazer uma
análise de situações complexas e particulares do problema, com vista à
compreensão detalhada
3.1
Universo
Universo é o conjunto de elementos sobre os quais se pretende inferir neste
estudo, relacionando com os objectivos pretendidos. (Gil, 1999)
Constitui universo da presente
investigação, todos os intervenientes do Processo de Ensino e Aprendizagem da
Escola Secundária de Gurue – cidade.
3.2
Amostra
A amostra é uma parcela convenientemente relacionada do universo, isto é, é
um subconjunto do universo (Marconi & Lakatos, 2007, p. 175).
A amostra da nossa pesquisa é constituída por: director da escola, director
adjunto e 10 professores.
3.3
Tipo de Pesquisa
A ter em conta a natureza do tema
em questão, a pesquisa feita foi descritiva – exploratório com abordagem
quantitativa e qualitativa (misto), a ter como base a pesquisa documental e os
dados colectados no estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica e o
estudo de caso foram escolhidos uma vez que trata – se de um tema amplo e
detalhado, a ser necessário um levantamento de dados que envolvem pessoas que
estão diariamente dentro das organizações, a vivenciar acontecimentos que podem
contribuir significativamente para elaboração do presente trabalho.
Quanto à abordagem, usamos a
Pesquisa Qualitativa, que Gil (2008) considera como a ser a relação dinâmica
entre o mundo real e o sujeito isto é, um vínculo indissociável entre o mundo
objectivo e a subjectividade do sujeito que não pode ser traduzida em números.
A interpretação dos fenómenos e atribuição de significados são básicas no
processo de pesquisa qualitativa. Este método não requer os usos de técnicas
estatísticas. O ambiente natural é a fonte directa para a colecta de dados e o
pesquisador um instrumento chave.
3.4
Instrumento e técnica de recolha
de dados
Na presente pesquisa iremos usar
os seguintes instrumento de recolha de dados: Consultas Bibliográficas,
Consulta Documental e entrevistas semi-estruturada para dar resposta ao
problema, objecto do nosso estudo.
Para a recolha de dados optamos
em recorrer, para além da consulta bibliográfica, às entrevistas
semi-estruturadas. Assim, as entrevistas semi-estruturadas permitem que a
entrevistada fale abertamente, em jeito de desabafo a um estranho, porém a responder
as questões que lhe são colocadas como se de mais esclarecimentos se
precisasse. Como métodos de abordagem e procedimento combinamos o indutivo e o
monográfico, respectivamente. Estes métodos permitem-nos fazer leituras mais
abrangentes dos resultados, não obstante termos trabalhado com amostras
relativamente pequenas, segundo defende Gil (1999).
3.4.1
Métodos de colheita de dados sobre
cargos
1. Entrevista: tem como objetivo
buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e
responsabilidades;
2. Questionário: a colecta de
dados a respeito de um cargo é feita através de questionários que são
distribuídos aos seus ocupantes. Tem como vantagem proporcionar um meio
eficiente e rápido de colectar informação de um grande número de funcionários; Apdotou-se
um questionário com questões fechadas e abertas, a ter como público-alvo
professores da Escola Secundaria de Gurue, localizado no município de Gurue.
3. Observação: análise direta
daquilo que os professores e alunos estão a fazer. Constitui um outro método de
colher informação. É aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos. O pesquisador,
a utilizar-se dos métodos apresentados, deverá preencher o Formulário de
Análise e Descrição.
3.5
Procedimentos
A realização da revisão bibliográfica
focada no estudo do uso de internet nas praticaas pedagogica buscou de forma
ampla e geral, coletar informações e dados a partir da literatura especializada
do uso da informática na educação, na qual se baseou em publicações científicas
condizentes com a área de estudo. Finalizada essa etapa iniciou-se a pesquisa
de campo, que proporcionou a análise da relação entre a teoria e a prática
vivenciada. A pesquisa de campo teve como instrumentos de investigação a
observação e aplicação de questionários (Anexo A) a fim de conhecer e analisar
a realidade do estudo enfocado neste trabalho. A observação é uma técnica que
propicia uma compreensão melhor da realidade.
4
CAPITULO IV: ANÁLISE E
INTERPRETAÇÃO DE DADOS
Tendo explicado e descrito os
instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste
estudo, neste capítulo, passaremos à apresentação, interpretação e análise dos
dados obtidos através das entrevistas e revisão literária. Tivemos
sempre, como referência, o suporte do quadro conceptual, tal como os objectivos
e as questões de pesquisa que nos orientaram ao longo do estudo. Todos os dados
obtidos, após a análise de conteúdo realizada ao corpus das entrevistas,
revisão literária, foram sistematizados em quadros de síntese para que a
análise e interpretação da informação fosse efectuada. Para uma melhor
compreensão e análise interpretativa, evidenciámos alguns temas aos quais
correspondem as diferentes categorias, que serviram de linhas orientadoras da
própria interpretação.
4.1
Questões Éticas
Para
salvaguardar o respeito pelas questões éticas, não serão revelados os nomes dos
entrevistados. Esta medida visa salvaguardar a identidade dos indivíduos
entrevistados, tendo consciência de que se deve manter o sigilo, de modo a
condicionar a protecção da identidade dos mesmos. Serao codificados da seguinte
forma: Professor A, professor B,
Professor C, Professor D, assim sucessivamente.
4.2
Utilização e acesso a
internet nas Praticas didácticas na Escola Secundaria da Gurué
Com relação à pergunta sobre a importância
da utilização das Tecnologias Digitais no ensino aprendizagem, apenas o professor F absteve-se de responder
sobre este assunto, e o professor D
que diz: “estamos aquém à tecnologia em
nossos métodos educacionais hoje”; os demais Professores consideram muito
importantes a utilização de tais tecnologias no ensino aprendizagem na
Escola Secundaria da Gurué, onde as tem como ferramentas
auxiliares no seu fazer pedagógico.
O professor
A escreve que: o uso das tecnologias
digitais no ensino muito interessante e importante, pois nossos alunos nasceram
em uma era digital, e, se formos deixar isso de fora da escola com certeza
perderemos o interesse do nosso público. Apesar de ter consciência que a Televisao,
o computador e o celular são uma mania entre os alunos e que isso muitas vezes
é prejudicial ao seu desenvolvimento, e que isso se deve ao mau uso que é feito
deles, nós como educadores devemos aproveitar estas tecnologias e delas tirar
proveito, pois se estão aí, que sejam aproveitadas para o bem.
O Professor deve estar preparado para a
vinculação de processos que abordem tais tecnologias como recursos para
facilitar a aprendizagem e também oportunizar o aluno a usufruir de todas as
tecnologias disponíveis no ambiente Escolar.
Diante da presença destas tecnologias
no dia-a-dia das pessoas, os professores
B e C relatam o quanto é fundamental o uso das tecnologias digitais na
Escola Secundaria da Gurué, diz que os professores devem utilizar
as salas de informáticas da escola.
O professor
B coloca que aluno e professor têm assumido papéis diferentes daqueles
antes típicos, essas ferramentas têm contribuído muito para o avanço
ensino-aprendizagem e traz melhorias para situações de aprendizagem.
O professor
E demonstra grande preocupação em relação à capacitação e formação do corpo
docente, diz que faltam oportunidades e melhoria de condições de trabalho: Temos que ter professores capacitados e
comprometidos com o fazer pedagógico, faz-se necessário melhorar as condições
de trabalho a dar-lhes melhores oportunidades, e consequentemente, a permitir
que estes consigam desenvolver um ensino de qualidade a mediatizar os saberes
de maneira diversificada e coerente com o fazer pedagógico da actual sociedade,
que cobra do educador um conhecimento técnico-educacional, haja vista que a
escola também requer conhecimentos tecnológicos e os alunos cobram isto do profissional
da educação.
Diante das colocações por professores de
diferentes disciplinas da Escola Secundaria da Gurué, na maioria percebe-se que
há um comprometimento quanto à utilização das tecnologias
digitais no processo ensino aprendizagem.
Quanto ao emprego da internet como processo de
ensino-aprendizagem e a utilização das mesmas na Escola Secundaria da Gurué, os
professores A e B acreditam que o
uso das tecnologias digitais no ensino é muito interessante e importante, diz
que usa o computador, data show, televisão, DVD, CD e máquina fotográfica
Digital para registrar as actividades feitas pelos alunos.
O professor
B desenvolve actividades de pesquisa na sala de informática com o acesso a
internet e também utiliza a sala de informática na busca de novos modelos
pedagógicos de apoio ao ensino, a oferecer possibilidades de desenvolver
hipóteses, teses, análises, conceitos, e outros. O outro professor, o C, também
faz uso da internet com jogos que envolvem operações e ortografia, a verificar
o que é preciso retomar, diz que é uma forma de avaliar seu próprio trabalho e
a aprendizagem de cada um dos alunos sem mencionar que está a avaliar os conhecimentos
adquiridos por estes.
Os professores
E e F não se utilizam a internet em sua práxis pedagógica, sendo que o
professor E diz a internet da escola
não é
muito boa e para a sua utilização a direcção pedagogia impõe muitas regras,
mas, “procuro no planeamento do meu trabalho estar a buscar, através de pesquisa
tecnológica, actividades novas para o desenvolvimento e interesse dos
meus alunos”, enquanto o professor F
diz que: “... sou uma profissional extremamente “arcaica”, e ainda
não senti necessidade de usá-las e nem por isso meu trabalho foi
contestado”.
A analisar as respostas acima colocadas por professores
em actuação, preocupam determinadas respostas fornecidas, pois, na era digital
ainda se encontram professores que não utilizam a internet como praxis pedagógica.
A Internet auxilia o aprendizado e o seu
desconhecimento poderá gerar no mundo actual o mesmo tipo de exclusão que sofre
o analfabeto no mundo da escrita. A utilização de novas formas de interacção
atende às necessidades dos alunos, a levar-os a ter maior interesse pelo
aprendizado. Segundo Arruda (2004, p. 14), a utilização de tecnologias
educacionais no contexto escolar está inserida em uma realidade económica mais
ampla, marcada por um processo de reestruturação capitalista” que gerou a
organização de movimentos de mudanças pedagógicas, não apenas Moçambique, como
também em outros países, como, EUA, Portugal e Espanha.
Através da internet, é evidente o acesso rápido e
eficiente à aquisição de informações para a construção da aprendizagem; é
relevante e diversificada a melhoria da qualidade da comunicação entre
professores e alunos viabilizados pelas ferramentas interactivas. Percebe-se também
o docente que vê na internet uma forma de melhor qualificar sua práxis
pedagógica.
Por esse motivo, o professor deve cada vez mais
participar de formação continuada e aprimorar o seu aperfeiçoamento.
As tecnologias transformam as práticas de produção,
geram um maior consumo de determinados produtos quando expostos na mídia e via
internet, gera competição entre os agentes de produção e alteram a própria
cadeia de geração de valor.
É prioritário reconhecer que os recursos
tecnológicos digitais estão para redimensionar as condições de acesso ao
conhecimento, a ampliar assim situações de aprendizagem, a multiplicar o acesso
à educação escolar. Faz-se necessário uma nova postura, a quebra de paradigmas de todos aqueles que são responsáveis pelo fazer
da educação, educação de qualidade que
transforme as informações em conhecimentos.
De acordo com a entrevista, no que se
refere à internet no quotidiano do professor como processo de ensino
aprendizagem, quatro professor relatam que não a utilizam a internet, como
forma de recurso na sua práxis pedagógica.
O professor
A e H responde a pergunta que
confere com o que está no subtítulo deste artigo e escreven: “Na minha
prática docente eu uso ferramentas digitais para introduzir um conteúdo
através de alguma actividade no computador ou como culminância de algum
trabalho com vídeo e, filmes. Aproveito jogos interactivos para fixar
conteúdos”.
Faz-se necessário que a escola adopte
uma nova postura para transformar tanta informação em conhecimento e esse é o
papel da Escola, quebrar paradigmas de todos aqueles que directamente são
responsáveis pelo acontecer da educação.
O professor
B quando responde ao questionário escreve que: “este recurso tem por
objectivo facilitar a acção docente mediada pelas tecnologias de informação e
comunicação e facilitar maiores recursos no processo ensino aprendizagem”.
Outro professor escreve que as
tecnologias produzem um diagnóstico dos alunos, a melhorar o seu desempenho
através de jogos, e que estes trazem prazer e satisfação às crianças.
O professor
E, G, Z e Y escrevem que não há a necessidade
de o educador estar comprometido com este novo formato de sociedade e educação,
pois, não podemos conhecer todos os seus utilitários, há os crimes
cibernéticos, o plágio, a falta de veracidade em algumas informações
vinculadas, entre outros, porém problemas que podem ser evitados, se todos
fizerem a sua parte e filtrarem as informações que são recebidas.
É importante destacar que um dos
grandes desafios da sociedade actual é ter um sistema educacional que promova e
viabilize a formação de indivíduos preparados para essa realidade, com níveis
de aprendizado compatíveis com a actual necessidade social existente.
Campelo (2010, p. 17) afirma que para
inserir as TICS (tecnologia de informação e comunicação) na educação, é preciso
que a escola reveja sua postura educacional e não simplesmente faça uso sem
ética e responsabilidade, é preciso ter o mínimo de conhecimento e uma
metodologia adequada que valorizem os aspectos pedagógicos e educacionais,
devendo estar estes fundamentados em uma teoria, a incorporar novas referenciais
teóricos, a trazer contribuições ao processo ensino-aprendizagem e assim
levando à construção do conhecimento através da interatividade.
Percebe-se que o grande desafio do
educador é transformar informação em conhecimento, pelo facto de conhecimento
ser a síntese, o qual deve ser vivenciado pelo aluno. Os procedimentos da
práxis didáctica do professor devem privilegiar a construção colectiva dos
conhecimentos, mediados pelos recursos tecnológicos.
Ao serem questionados sobre como o
professor encara a internet no processo ensino-aprendizagem? As professoras A, B e C acreditam que as
novas tecnologias, sobre tudo a internet são ferramentas que devem ser usadas a
serviço da aprendizagem, procuram estar sempre actualizadas, dizem que é uma
área que avança muito e o que hoje é novidade amanhã já estará ultrapassado,
necessita que o professor esteja sempre em constante aperfeiçoamento.
O professor
D acredita que a prática educativa tradicional está mais favorável no meio
em que ele está inserido, apesar de já ter
feito vários cursos preparatórios ainda acredita que a prática educativa tradicional esta mais favorável ao meio
em que está inserido.
O professor
E escreve que: “Considero que o ensino com as actuais tecnologias no processo
ensino aprendizagem deveria; questionar as relações convencionais entre
professor e aluno. Para tanto, define o perfil desse novo professor, ser
aberto, humano, que valoriza a busca, o estimulo, o apoio e ser capaz de
estabelecer formas democráticas de pesquisa e comunicação. Dentro do
possível, estou a adaptar me neste
novo contexto, mas não é fácil. É preciso melhorar muito as condições de
nossa escola, para ter um trabalho como queremos”.
O professor
F diz que já fez vários cursos com vários módulos, inclusive com tecnologia
assistiva, mas ainda prefere o material de baixa tecnologia que vai ao encontro
das necessidades educacionais dos alunos da Escola Secundaria da Gurué.
4.2.1
Analise dos questionamentos
Ao analisar os questionamentos, através dos estudos
e da pesquisa de campo acima citados, pretende-se levar à observação e reflexão
sobre a real utilização da internet como instrumento de mediação no processo de
ensino/aprendizagem, bem como na formação dos professores. Na busca de
compreender a influência destas novas tecnologias na prática pedagógica e no
desenvolvimento do aluno durante todo o processo de ensino/aprendizagem, observa-se,
também, a postura dos professores mediante as novas tecnologias adoptadas Escola Secundaria da Gurué.
Para tanto, é necessário que o professor, além de
conhecer essa tecnologia, saiba como a utilizar, a compreender a necessidade do
seu uso como os levar a uma abordagem interdisciplinar. Sem esquecer que o uso destes instrumentos deve
ocorrer de forma planeada e consciente, com a utilização de metodologias
adequadas a focar sempre os objectivos
que se deseja atingir.
Em um ambiente virtual de tecnologia, o estudante
tem acesso a conteúdos teóricos, onde os professores, orientadores pedagógicos,
facilitam e dão suporte na realização de tarefas propostas. O foco está na interacção
e cooperação entre os participantes que enriquece os conhecimentos individuais.
A interactividade estimula o estudante a fazer leituras, pesquisar, colocar
suas ideias e trocar experiências. Permite ao aluno fazer auto-avaliação e
reflexão do seu desempenho a garantir desta forma a qualidade da sua
aprendizagem.
A navegabilidade é prazerosa permite o usuário
relacionar-se com colegas e professores, ampliar seus conhecimentos e ter uma
comunicação imediata por meio de recursos digitais.
Neste contexto de interactividade, o ambiente de aprendizagem
é de fácil acesso e navegabilidade onde o aluno tem acesso a conteúdos informações
que se transformam em conteúdo sob a orientação do professor.
O aluno transforma as informações em conhecimento.
Nestas situações de aprendizagem, o aluno pode vivenciar um processo de acção
reflexiva, de articulação com a prática, de depuração de (re) construção do
conhecimento.
O aluno tem como aliado o professor que é o
facilitador da sua aprendizagem. O professor que é o mediador e está sempre
atento na aprendizagem do aluno, a propiciar um ambiente favorável aos debates.
No entanto, isto requer por parte do professor flexibilidade e responsabilidade
para contemplar as questões emergentes e inusitadas, de modo que possam ser
integradas aos participantes.
Após os relatos, conclui-se que o Professor tem de
estar a aprender e reaprender com as novas tecnologias. Este deve estar aberto
e disposto a buscar e receber novos conhecimentos e desafios através de
pesquisas e aprimoramentos para que realmente transmitam aos alunos o conteúdo
de maneira que estes apreendam.
A base da aprendizagem está na informação de forma
organizada e significativa, a informação transformada em conhecimento, a
internet ajuda a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está
confuso, daí a importância de dominar ferramentas em busca da informação e
saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar
cada informação dentro do universo de referências pessoais.
O educador sempre foi importante e continua a ser,
não como repetidor de informações prontas, mas como mediador. O professor é um
pesquisador e ao mesmo tempo um articulador de aprendizagens, avaliador dos
resultados onde o seu papel é criativo ao invés de repetitivo.
A Educação hoje passa por um processo de
transformação na área da comunicação entre aluno e professor, é mais
interessante ser um educador dentro de um contexto comunicacional, interativo e
participativo, já não se pode mais ensinar com autoritarismo, com o uso das tecnologias
pode-se vivenciar processos participativos de compartilhamento entre o ensinar
e o aprender, através de uma comunicação aberta, de constante motivação num
processo dinâmico e amplo.
Os professores em sala de aula tradicional
geralmente tendem a criar um mundo artificial, a partir de quaisquer recursos
que estejam disponíveis, para proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem
que capturem alguma dimensão do mundo real.
4.3
Os recursos disponíveis na internet
e suas funcionalidades unilizadas na Escola Secundaria de Gurué
Esses recursos, no entanto, sempre foram limitados
e o ambiente de sala de aula nunca foi exactamente “real”. A se familiarizar
com algumas ferramentas básicas de navegação da Internet, os professores podem
trazer o mundo real para sala de aula. Dentre os principais recursos da Internet que mais se
destacam, pode-se citar a WWW, o e-mail, os fóruns, os sites de busca, entre
outros.
No entanto, pode-se verificar o uso de softwares
educacionais e redes sociais como o facebook e Whatsapp junto aos alunos no
desenvolvimento de algumas aulas.
Foi visto que existe a utilização de jogos
educativos nas aulas de informática, esses jogos complementam e reforçam os
conteúdos vistos em sala de aula.
Foi observado que as aulas de informática são
conduzidas pelos professores de informática, e os professores das outras
disciplinas pouco acompanham essas aulas, a se limitarem muitas vezes apenas a repassar
para professoro de informatica os conteúdos que serão vistos na semana, através
do planeamento semanal.
Uma prática interessante é o uso das redes
sociais, como o facebook e Whatsapp, na qual é utilizada como uma verdadeira
ferramenta pedagógica. É nesse momento que percebe-se de facto a condução do
processo educativo com o uso de recurso da internet por alguns professores da
sala regular. Tais professores incentivam o uso do facebook e Whatsapp como uma
espécie de diário electrónico para os alunos do 11º e 12º Classe. Cada turma
tem uma página no facebook ou um grupo no Whatsapp, nesse espaço são postadas
às actividades diárias, como discussões de conteúdos, apresentações, fotos,
vídeos, eventos realizados pela turma, onde cada aluno tem que acessar, curtir,
comentar e compartilhar os pensamentos e experiências.
Para isso, cada turma possui dois
monitores/administrador que se responsabilizam pelas postagens no facebook e
Whatsapp. O conteúdo postado é discutido por toda a turma, na qual os alunos escolhem
colectivamente as melhores informações, fotos, dentre outros procedimentos sob
a orientação do professor.
Ao serem indagados sobre o uso de recursos
tecnológicos em sala de aula: 03 (cinco) professores responderam que utilizam e
apenas 02 (um) professor respondeu que não utiliza. Os professores citaram o
uso de: “Data show e notebook para o uso de slides e vídeos”. Percebe-se com
isto que a maioria dos professores sempre busca utilizar vídeos para dinamizar
as aulas, chamar atenção dos alunos para o assunto em questão, isso consegue
motivar a turma.
Sobre as maiores dificuldades que os professores
sente em relação ao uso da Internet, eles citaram: “Baixar arquivos e salvar
conteúdos; anexar arquivos no email; trabalhar com conteúdos que contenham planilhas
e gráficos”. Ainda foram citadas questões de segurança da informação como
“problemas com vírus”. Apenas 01 (um) professor disse não sentir dificuldades.
A falta de domínio e conhecimento de alguns
professores da Escola Secundaria de Gurué
em relação ao uso dos computadores atrasa muitas vezes o trabalho
pedagógico e inviabiliza a realização de alguns projectos por não terem o
conhecimento necessário sobre a utilização da mídia, como por exemplo: a
elaboração de slides, apresentação de gráficos etc.
A respeito da contribuição que o uso da Internet
traz para a aprendizagem, os professores relataram que são muitas as vantagens,
dentre elas: “As pesquisas da internet
acrescentam novos conhecimentos aos planos de aulas, a actualizar e aprofundar
conhecimentos; esclarecem dúvidas sobre os conteúdos; é uma ferramenta de
aprendizagem que possibilita novas formas de gerir as informações e
conhecimentos”.
Dentre as declarações houve o seguinte relato que
chama atenção: “A internet é apenas um
meio para aprimorar a aprendizagem, mas não possui o poder de sistematizar
conhecimentos como a escola”. Essa declaração afirma que apenas o uso da
Internet não contribui para a sistematização do processo de ensino e
aprendizagem, é necessário a figura do professor, como mediador desse processo,
a sua metodologia é o que fará a diferença e tornará a aula mais significativa.
Os professores demonstraram que o uso da Internet
facilita a comunicação entre professor e aluno, quando justificaram que a
Internet: “Possibilita maior interação
entre professor e aluno, pois chama a atenção com suas imagens, cores e sons;
inova o conhecimento e conecta o aluno na relação com o professor e com o mundo
através de novas formas de interação”.
De fato a Internet facilita a comunicação e
socialização, visto que esse recurso torna as aulas mais dinâmicas e
prazerosas, a proporcionar uma aprendizagem colaborativa.
Quando questionados sobre a importância da
Internet para o ensino, os professores declararam que: “A internet oportuniza a socialização do conhecimento sem fronteiras;
acrescenta novos conhecimentos nos planos de aulas quando se adéquam a
necessidade e a realidade de cada turma; é importante para actualizar os
conhecimentos e melhorar a aprendizagem.” Essas declarações que confirmam
que a Internet é um factor de enriquecimento das aulas e melhoria dos
instrumentos didácticos pedagógicos. Porém a intenção é utilizar a Internet
para ampliar o enfoque do ensino, sem ficar limitada apenas a figura do
professor, a contar com a participação e autonomia do aluno para a construção
do conhecimento.
Diante de tantas vantagens e possibilidades que a
Internet proporciona ao ensino, os professores elencaram as tarefas que não
poderiam realizar sem esse tipo de tecnologia. As tarefas foram as mais
variadas: “Não haveria uma maior comunicação entre professor e aluno, pois
ficariam longe da actualidade, haveria pouco estímulo e subsídios para
aprimorar as aulas; Não poderia ver e conversar com pessoas de qualquer lugar
do mundo ao mesmo tempo; Não haveria realização de pesquisas de vídeos e outras
mídias, pesquisas complementarem sobre os conteúdos estudados, compartilhamento
de experiências exitosas, troca de informações, notícias e etc.; O mundo
limitou-se a internet então quase nada poderia ser realizado sem ela.”
Tais declarações reforçam a dependência que se tem
com a Internet nos dias de hoje, sem ela seria impossível realizar determinadas
actividades que facilitam a vida das pessoas, no trabalho, na escola, no lazer,
no mercado financeiro dentre outros.
Contudo, percebe-se que na escola pesquisada - apesar
de existir uma facilidade de acesso aos computadores e telemóveis e o interesse
dos professores em usar o computador e a Internet, ainda existe pouco
conhecimento dos professores em relação à informática. Pouco é visto a
utilização do computador e da Internet como recurso didáctico pelos professores
da sala regular para promover aulas práticas junto aos alunos. Afirma o
director da escola.
O uso da Internet é limitada a pesquisas de
bibliografias digitalizadas e a consultas a sites educacionais, a não ser
utilizados os demais recursos oferecidos pela internet. Um factor que pode
contribuir para essa realidade é que não existe um planeamento de implementação
da tecnologia educacional que envolva a todos.
Dessa maneira, acredita-se que o uso do computador
e da Internet nao deve estar baseado na reflexão sobre a necessidade de mudança
na concepção de aprendizagem. Não adianta a Escola Secundaria de Gurué estar
totalmente equipada com recursos tecnológicos, é preciso ter professores
capazes de actuar e criar condições de aprendizagem para o processo de mudança
no sistema de ensino.
4.4
As vantagens e desvantagens de uso
da internet nas práticas pedagógicas na Escola Secundaria de Gurué
4.4.1
Vantagens
O uso da internet nas escolas traz inúmeras
possibilidades e mudanças significativas para o processo de ensino e
aprendizagem, pois oferece diversos recursos que exprimem diferentes actividades,
principalmente quando conectados à Internet, uma vez que a Internet amplia as
possibilidades, e concebe ao aluno as diferentes experiências e aprendizagens,
a fazer-o interagir com diferentes formas de textos, imagens, sons e relações
interpessoais, a propor a comunicação com pessoas geograficamente distantes e
de culturas diferentes. São muitas as vantagens que a Internet oferece para o
processo de ensino e aprendizagem quando utilizada de forma adequada, no
entanto, existem alguns problemas e limitações quando sua utilização é feita de
maneira incorrecta e despreparada, pode gerar alguns transtornos no processo
educacional.
Como já foi dito anteriormente, a Internet é uma
importante fonte de pesquisa e canal de comunicação, e as escolas precisam
acompanhar essas mudanças a adaptar-se à novas formas de atender a actual
demanda social. Sendo assim, torna-se necessário que os estudantes da Escola
secundaria de Gurué tenham, desde cedo, o acesso a essa tecnologia.
Outra vantagem de se utilizar a internet como
ferramentas didácticas, é a dinamização dos conteúdos que elas permitem, a
estimular os alunos a trabalhar a autonomia e a criatividade, a fazer com que a
educação ultrapasse as paredes da sala de aula, e a contribuir para a
diminuição da exclusão digital. A Internet aproxima as pessoas e diminui os
espaços, e muitos dos indivíduos que tem dificuldades de se socializar, conseguem
através dela se expressar e se comunicar melhor.
A maior
parte dos projectos de internet confirma a riqueza de interacções que surgem,
os contactos virtuais, as amizades, as trocas constantes com outros colegas
tanto por parte de professores como dos alunos.
Além disso, para o autor, os alunos desenvolvem
novas formas de comunicação, como por exemplo, a escrita: A possibilidade de
divulgar páginas pessoais e grupais na internet gera uma grande motivação,
visibilidade, responsabilidade para professores e alunos. Todos se esforçam por
escrever bem, por comunicar melhor suas ideias, para serem bem aceitos, para
não fazer feio.
4.4.2
Desvantagens
A internet pode ajudar por um lado, mas também
podem atrapalhar por outro. Nunca se viu tanta informação disponível, tantas
tecnologias, mas nunca se teve tanta dificuldade de comunicação, quando se
trata de interacção, participação e qualidade da informação.
Portanto, a questão fundamental não é a internet. A
internet pode ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um
conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós,
isto é, o conhecimento. Educar também é aprender a gerenciar tecnologias, tanto
de informação quanto de comunicação. Ajudar a perceber onde está o essencial, e
a estabelecer processos de comunicação cada vez mais ricos, mais
participativos.
O uso da internet na Escola secundaria de Gurué
também deveria atender as necessidades pedagógicas, porém nem sempre isso
acontece.
Sucede que, existe um despreparo dos professores
da Escola secundaria de Gurué e uma infra-estrutura indisponível.
Analisando as entrevistas feita aos professores,
nota se que muitas vezes seguem uma linha tradicional de ensino, sem uma
proposta pedagógica inovadora que motive os alunos a uma aprendizagem efectiva.
Nota se que a Escola secundaria de Gurué, geralmente
usam os computadores para o simples ensino de informática, a ensinar os alunos
a mera digitação e pesquisas na Internet. Tais pesquisas, muitas vezes
acontecem de forma superficial, na qual os alunos apenas copiam e imprimem os
textos tais quais são encontrados nas páginas da Internet, a contribuir para o
baixo desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Além disso, existem professores que
utilizam as novas tecnologias sem reflectir muitas vezes sobre o seu papel
pedagógico, que deveria estar direccionado para uma prática construtiva do
conhecimento.
Outro
problema é que a Internet oferece diversas possibilidades de busca, e as suas
páginas muitas vezes encantam os alunos e tiram o foco principal que é a
interpretação. Na realização de aulas com o uso da Internet, os alunos podem
ficar dispersos a navegar pelos sites, abrir muitas páginas, a confundir
qualidade com quantidade. Afirma a Professora E.
Existe um deslumbramento com as imagens e sons
encontrados na Internet, a levar muitas vezes os alunos a não considerarem o
conteúdo, a consumir a informação de modo rápido e superficial, sem
internalizar e refletir sobre o conteúdo.
Esclarece o professor
H, que não usa esses recursos e nem pretende usar por que os alunos tendem
a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis e de endereços dentro de
outros endereços, de imagens e textos que se sucedem ininterruptamente. Tendem
a acumular muitos textos, lugares, idéias, que ficam gravados, impressos,
anotados. Colocam os dados em seqüência mais do que em confronto. Copiam os
endereços, os artigos uns ao lado dos outros, sem a devida triagem.
4.5
O papel dos professores da Escola
Secundaria de Gurué na utilização da
internet nas Praticas didácticas
O papel do professor no processo
educativo é fazer com que o aluno aproprie-se do conhecimento, partindo de uma
reflexão crítica que aborde as tecnologias como recursos que facilitam a
aprendizagem, a oportunizar ao aluno a familiarização com aquelas que lhe são impostas
no seu dia-a-dia; a era tecnológica, a era da informação, que flui em
velocidades e em quantidades, a mudar gradativamente os hábitos das pessoas, as
quais se não acompanharem os avanços tecnológicos, terminam excluídos da
sociedade tecnológica. Alunos e professores estão frente a um novo modo de
ensinar e aprender, a romper barreiras com a criação de novos espaços de
aprendizagem. Frente ao ensino novos dilemas surgem e é objecto diário da
reflexão dos envolvidos no processo educativo.
Na era da informação, nada melhor do que saber
como obter informações com rapidez, e, mais do que isso, devido ao volume cada
vez maior de dados produzidos, como seleccionar o que interessa a cada um.
O professor deve estar aberto para as mudanças,
principalmente em relação a sua postura frente ao uso de novos recursos pedagógicos
no processo ensino-aprendizagem. Ele precisa aprender a aprender e estar
preparado para lidar com as rápidas mudanças, sendo dinâmico e flexível, pois acabou
a esfera educacional de detenção do conhecimento, do professor “sabe tudo”.
Pois num mundo com tantas mudanças tecnológicas, é fundamental para quem
ensina, estar actualizado e estar consciente da importância disto.
A formação de professores em novas tecnologias
sinaliza para uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma
tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria
e a prática.
É uma ferramenta que possibilita mudanças na actual
tarefa do professor, a ser ele guia da aprendizagem, em vez de transmissor do
conhecimento, e permite ao aluno um contacto mais directo com o mundo, uma
experiência directa com a realidade. O professor deve estar aberto para as
mudanças, principalmente em relação à sua nova postura: o de facilitador e
coordenador do processo de ensino aprendizagem.
Promover a aprendizagem no aluno é o objectivo
principal do professor. Para atingir este objectivo não basta ao professor dar
uma boa aula, trabalhar bem os conteúdos, ele deve ser bem claro as concepções
teóricas que fundamentam a sua prática.
Espera-se do professor uma postura diferente da
tradicional com vista a possibilitar que o aluno aprenda a aprender, a ter
acesso a informação disponível em fontes de pesquisa variadas, inclusive pela
Internet. Torna-se necessário que o professor, junto com o aluno, conheçam os
recursos existentes na Internet e saibam utiliza-los de maneira que possam
interagir e construir o conhecimento.
Na prática pedagógica é importante que o professor
conheça como ocorre a aprendizagem e ter claro a sua posição, sua concepção
teórica.
A partir do que foi pesquisado, observa-se que é
importante para o processo de ensino-aprendizagem que o professor conheça tanto
as teorias de aprendizagem, como os recursos disponíveis na Internet que possam
ser aplicados em várias metodologias de ensino, dentro da concepção teórica que
esteja embasado.
Por meio da Internet a escola propícia, a alunos e
professores, o desenvolvimento mais dinâmico de numerosas atividades. Pode-se
citar: pesquisas, participação em cursos virtuais, aperfeiçoamento
profissional, acesso direto a diversos dados, possibilidade de consultar
especialistas nas mais diversas áreas, diversão em sites que apresentam
conteúdos do interesse de cada um, visita a museus e a outros lugares, visita a
sites interativos, produção de materiais de comunicação, descoberta de maneiras
mais ágeis de buscar informações, entre outros.
O professor também deve estar capacitado quanto
aos principais serviços que a Internet oferece, ele necessita de conhecimento
acerca dos recursos disponíveis nos programas escolhidos para suas atividades
de ensino, a realizar assim uma aula dinâmica, criativa e segura. Ir para um
ambiente de informática sem ter analisado o conteúdo a ser utilizado é o mesmo
que ir dar uma aula sem planeamento e sem idéia do que fazer. Em função da
grande rapidez da evolução na área de informática, os professores terão uma
necessidade constante de reciclagem.
Quando o professor se sente à vontade com a
Internet, ele pode incorporar, de maneira muito mais flexível, os acontecimentos
do cotidiano às suas aulas. Além de dedicar sua atenção à aula, o professor
terá que atender a problemas no uso dos computadores e da Internet. A aula
representa uma quebra na rotina de uma sala tradicional. Uma coisa é ensinar o
uso de computadores a qualquer pessoa; outra, é ensinar a usar a ferramenta em
contextos educacionais, por um professor ou um aprendiz, com objectivos
explícitos de ensinar ou de aprender algo em ambientes escolares.
A adopção da Internet pelas escolas provoca
mudanças no processo ensino aprendizagem, com conseqüente questionamento dos
métodos didáticos tradicionais e a redefinição do papel do professor e de sua
interação com os alunos. A formação de professores não pode ignorar a
importância desses recursos para a formulação de propostas modernas e
eficientes de ensinar e de aprender, o que exige mudanças substanciais na
formação do professor (MERCADO, 1999, p. 17).
É necessário aos professores aprimorar seus
conhecimentos para que as atividades pedagógicas baseadas na Internet sejam possíveis.
É preciso ultrapassar obstáculos técnicos e assimilar uma série de informações.
5
CAPITULO V: CONCLUSÃO E
RECOMENDAÇÕES
5.1
Conclusão
Depois de
estudar, analisar e falar sobre o tema em tela chegamos a conclusao que o professor
da era digital deve ser capacitado para tornar seus alunos capazes de navegar
no mar de informações que a tecnologia disponibiliza, a actuar como um estimulador
do processo de seleção crítica e organização das informações. Os jovens ainda
que muito hábeis no manuseio das Tecnologias, não possuem a maturidade
suficiente, para a seleção e organização da informação coletada. É nesse momento
que o professor deve intervir, pois é papel do professor despertar a
curiosidade, a criticidade auxiliando nas sínteses e reflexões, a estimular o
aluno a construir o conhecimento, pois a qualidade mais valiosa é a capacidade
de transformar dados em conhecimento.
Acreditamos que o uso da internet no processo de ensino,
acordado com os objetivos pedagógicos, visa contribuir com professores e alunos
através de métodos mais estimulantes para aprendizagem. Notou se que Alguns
professores da escola Secundaria de Gurue ainda têm receio em utilizar a
internet nas suas práticas educacionais, o facto é que o uso da internet no
ambiente escolar deve auxiliar o processo de aprendizagem e não conduzi-lo. A
internet não é uma ameaça à profissão do professor, seu uso deve ser visto como
um instrumento para enriquecer as práticas pedagógicas.
Como foi
possível observar ao longo da pesquisa, o uso da Internet na educação se
constitui como um meio de relevantes possibilidades pedagógicas, a não se
limitar apenas a uma disciplina e a uma única forma de ensino, a permitir a
interdisciplinaridade que oferece uma educação global e que estimula o processo
de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino, a começar pelo ensino
fundamental. Os resultados da pesquisa mostram a importância do uso da Internet
como ferramenta pedagógica para os professores da escola Secundaria de Gurue,
se configurar em um recurso dinâmico que favorece o trabalho do professor, a enriquecer
as suas possibilidades metodológicas.
A Internet
possibilita que o trabalho se torne mais interessante, criativo e interativo, a
facilitar o acesso a uma infinidade de informações independente de tempo e
espaço. Os recursos da Internet aplicados no ambiente educativo podem
contribuir qualitativamente, a ajudar a ampliar e a modificar as formas de
ensinar e aprender nos dias actuais. É importante salientar que o uso desses
recursos no processo de ensino e aprendizagem deve levar em considerações as
particularidades de cada turma e as ações construídas pelos agentes
educacionais de cada contexto. Diante das reflexões desenvolvidas através deste
estudo, acredita-se que a Internet é um recurso facilitador da aprendizagem,
porém é um grande desafio metodológico para os professores. Pois, embora exista
um interesse por parte dos professores em superarem uma postura tradicional do
ensino e de utilizarem a Internet como apoio pedagógico, ainda existe
dificuldades e barreiras que limitam essas acções, como a falta de preparo com
o manuseio das novas tecnologias.
Dessa
forma, torna-se necessária uma formação inicial e continuada de professores
para a utilização pedagógica da Internet e de outras tecnologias no ambiente
escolar. Visto que, nos dias actuais o uso dessas tecnologias é fundamental
para tornar as mais dinâmicas e produtivas. Essa formação deve levar em
consideração as mudanças que as tecnologias provocam na sociedade, na cultura e
na identidade dos alunos. O professor precisa se apropriar do uso da Internet
não somente como fonte de pesquisa, para a mera consulta de informações e
conhecimentos. É preciso utilizar os
recursos da Internet de forma prática com os alunos, a ultrapassar o isolamento
do espaço físico da sala de aula e a proporcionar a construção colectiva do
conhecimento a partir de outros meios, a compartilhar experiências, ideias,
materiais didáticos, opiniões, debates, seja através de fóruns, listas de
discussão, email, ambientes virtuais de aprendizagem, blogs, sites ou até mesmo
nas redes sociais.
Desse modo
a educação estará a assumir uma aprendizagem coletiva e interativa, a tornar-se
acessível a todos. Vale ressaltar que a aplicação prática da Internet no
processo de ensino e aprendizagem na Escola Secundaria de Gurue podem gerar
resultados tanto positivos quanto negativos, pois apesar deste recurso oferecer
meios que melhora os métodos e as técnicas de ensino, se utilizado de forma
errada poderá trazer danos para a educação, assim cabe ao professor analisar,
selecionar e utilizar as tecnologias de maneira adequada. Assim sendo, a
postura pedagógica que o professor assume no processo de ensino e aprendizagem
é o que fará a diferença, pois as tecnologias sozinhas não são capazes de
ensinar. O professor que se limita a utilização dos recursos apenas para
produzir o conhecimento pode estar a contribuir para o desenvolvimento de
indivíduos passivos e reprodutores da cultura dominante.
Nesse
sentido, é competência dos professores saber como utilizar as tecnologias em
favor da educação, a assumir o papel de facilitador no processo, a orientar os
alunos na busca de informações, a problematizar e a desafiar os alunos no uso
dessas tecnologias, a proporcionar uma leitura critica desses usos, para que de
fato eles possam construir o conhecimento de maneira significativa e
transformadora.
5.2
Recomendações
Recomenda se para uma a capacitação ou actualização dos 109 professores para
aumentar o conhecimento em relação ao uso do computador. Dessa maneira,
torna-se necessário a capacitação ou actualização dos 109 professores para aumentar o conhecimento
em relação ao uso da internet, para que não fiquem desfasados em relação às
inovações tecnológicas e para que possam aprimorar as actividades pedagógicas
de maneira mais atractiva e condizente com a realidade dos alunos, como sugere
Dorneles, é preciso: haver cursos de formação continuada destinados aos
professores que estão actuando em sala de aula, uma vez que muitos desses
professores não tiveram, em seus cursos de licenciatura, uma disciplina ou
mesmo preparação para o uso das TICs aliadas ao processo de ensinoaprendizagem.
Portanto,
deve-se investir nos cursos de formação continuada para que se tenha o uso
adequado das novas tecnologias no processo educacional. Enfim, o professor deve
entender que, com as TICs tem-se uma ruptura com os métodos tradicionais, bem
como avanços e melhorias na educação. (A formação continuada permite ao
professor se capacitar e refletir sobre a sua prática, levando-o a compreender
que a qualidade de um ensino que se utiliza das tecnologias depende muito mais
de como ele é explorado didaticamente do que pela mera utilização de recursos
tecnológicos.
Para que os alunos participem de todo o processo
educativo, devemos ter como parte central de nossa prática pedagógica uma
didática que reconheça o aluno como receptor e construtor do conhecimento, onde
ele se sinta responsável e comprometido pela sua aprendizagem, a tornar assim,
o processo mais dinâmico e interessante, onde ele possa interagir com o
educador e com as tecnologias disponíveis no processo ensino/aprendizagem.
BIBLIOGRAFIA
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JUREMA, A. (1996).
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e Escola. In: Simpósio Brasileiro de Informática na
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de Aula: com a palavra os professores. Porto Alegre: Artmed.
MARCONI, E. &
LAKATOS, M. (2007). Fundamentos de Metodologia Científica. (6ª ed.). São Paulo: Editora Atlas
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MERCADO, L. (1999).
Formação
continuada de professores e novas tecnologias. Maceió:
Edufal,
MEYER, M; BABER, R.
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MORAN, J., MASETTO, M
& BEHRENS, M. (2009). Novas
Tecnologias e Mediação Pedagógica. (16. ed.) Campinas:
Papirus.
OLIVEIRA, R
(2002). A entrada dos computadores na
Escola Pública. Informática Educativa. (7 ed.) São Paulo: Papirus,
SANTANA F. (2016).
Introdução
à internet: tudo que você precisa saber para navegar bem na rede.
São Paulo: SENAC.
SAWAYA, M. (2003). Dicionário de Informática e Internet.
(3 ed.) São Paulo: Nobel,
SOBRAL, A. (1999).
Internet
na escola: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola.
TAJRA, S. (2002).
Internet
na Educação: o professor na era digital. São Paulo: Érica.
TAJRA, S. F..
(2001). Informática na Educação: novas
ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3 ed. São Paulo:
Érica.
TAJRA, Sanmya
Feitosa. (2010) Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o
professor da atualidade. (2. ed.) São Paulo: Érica.
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educação. (2ª Edição) Lisboa: Fundação
VALENTE, J. (2000).
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usos do computador na educação. (2. ed.) Porto Alegre: Artes
Médicas Sul,.
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(2016). Por Quê o Computador na Educação?
In: Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. São Paulo: Érica.
Internet
Legislação
Lei n° 4/2001 de 27 de Fevereiro 2001 (Lei de Direitos de Autor)
APÊNDICE
QUESTIONÁRIO A
QUESTIONÁRIO B
Quanto ao uso do professor na preparação das aulas:
1. Você utiliza a Internet na preparação de suas aulas?
( ) Sim ( ) Não
2. Se utiliza, qual a freqüência?
( ) Em todas as aulas
( ) Semanalmente
( ) Mensalmente
Quanto às aulas:
3. Você utiliza a Internet como uma ferramenta pedagógica
durante as suas aulas?
( ) Sim ( ) Não
4. Se utiliza, qual a freqüência?
() Em todas as aulas
( ) Semanalmente
( ) Mensalmente
5. Na sua opinião, qual o fator que dificulta a
utilização da Internet na sala de aula?
( ) A falta do conhecimento sobre a ferramenta (Internet)
( ) A confiabilidade quanto as Informações contidas na
Internet
( ) O medo do plágio
( ) As opiniões
contraditórias que veiculam na Internet
05. Qual o seu domínio com
o uso do computador?
( ) Excelente
( ) Péssimo
( ) Regular
06. Você utiliza a
internet?
() Sim ()
Não
( ) Bom ( )
07. Onde você acessa a Internet?
(
|
) em casa
|
(
|
)
|
no trabalho
|
(
|
) na escola
|
(
|
)
|
na casa de amigos / parentes
|
(
|
) em Lan Houses
|
(
|
) não acesso Internet
|
8.
Se você acessa, quantas horas, geralmente, usa a Internet por semana?
________ horas.
10. Como você se sente em relação à informática?
(
|
)
|
Utilizo com tranqüilidade e quero ampliar meus conhecimentos
|
(
|
)
|
Sou obrigado a aprender para poder estudar e/ou trabalhar
|
(
|
)
|
Reconheço que é necessário aprendera usar, mas ainda não utilizo
|
(
|
)
|
Acho tudo muito difícil e complicado e não quero
aprender a utilizá-lo
|
11. Os conteúdos mais acessados durante a navegação na
Internet são:
|
||
(
|
) Sites de buscas.
|
|
(
|
) Educação.
|
|
(
|
) E-mail.
|
|
(
|
) Notícias
|
|
(
|
) Esportes.
|
|
(
|
) Sites de relacionamentos.
|
( ) sim ( ) não
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
14. Quais das ferramentas da internet abaixo você utiliza ou já utilizou em
seu planeamento e desenvolvimento de aula?
(
(
(
(
(
(
(
(
(
(
) E-mail
) Fórum
) Chat (Bate papo)
) Lista de discussões
) Blog
) Sites de buscas
) Bibliotecas online
) Ambientes virtuais de aprendizagem
) Softwares educacionais
() Redes sociais
15. Você utiliza recursos tecnológicos em sala de aula?
( ) sim ( ) não
Se sim, quais tipos de recursos?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________
17.
Quais as maiores dificuldades que você sente no uso da internet?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
18.
Qual a contribuição que o uso da internet traz para aprendizagem?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
19. Você acha que com o uso da
internet facilita a comunicação entre o professor e o aluno?
( ) sim ( ) não ( ) um pouco
Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
( ) sim ( ) não ( ) um pouco Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
21.
O que não poderia ser feito sem esse tipo de tecnologia?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
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