Tema: Uso de Internet nas Praticas didácticas na Escola Secundaria da Gurue


Elaborado por mestre Veromingos Domingos Thaimo. Todos direitos reservados


Publicado em 09/09/2017

Ultima edição 14/06/2018 



LISTA DE ABREVIATURA

1G                   Primeira geração
2G                   Segunda geração
3G                   Terceira geração
TICs               Tecnologias da informação e comunicação
MIT                Massachusetts Institute of Tecnology
NFS                National Science Foundation
WWW            World Wide Web
CD-ROM       Compact Disc, read-only-memory 
DVD               Digital Versatile Disc
FTP                File Transfer Protocol
EAD               Ensino á Distância




RESUMO

Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes nas escolas, em especial a internet. Actualmente é vista como um recurso dinâmico e interativo que possibilita novas formas de ensinar e aprender, a oferecer uma variedade de benefícios no processo de aprendizagem, a facilitar o acesso à recursos didáticos e a melhorar a interação entre professores e alunos. Nesse sentido, a presente investigação buscou analisar o uso da internet como ferramenta de ensino para os professores da Escola Secundaria de Gurue. Procurou-se analisar a utilização dos recursos da internet junto aos professores, a verificar os impactos, possibilidades e desafios que causam no processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, a ter como instrumentos de investigação a utilização de questionários e a observação. A pesquisa é considerada relevante, pois a internet tornou-se uma ferramenta essencial na educação, a ser importante que o professor tenha o conhecimento adequado do uso dessa tecnologia se actualizando diante das mudanças existentes, para que se tenha uma educação de qualidade.
Palavras-chave: Internet. Ferramenta de ensino - Aprendizagem. Prática Pedagógica.

ABSTRACT

Technology resources are increasingly present in schools, especially the internet. Today it is seen as a dynamic and interactive resource that enables new ways of teaching and learning, offering a variety of benefits in the learning process, facilitating access to teaching resources and improving the interaction between teachers and students. In this sense, the present research sought to analyze the use of the Internet as a teaching tool for Gurue High School teachers. We sought to analyze the use of Internet resources with teachers, verifying the impacts, possibilities and challenges they cause in the teaching and learning process. For that, the bibliographical research and the field research with a qualitative approach were used as methodology, having as research instruments the use of questionnaires and observation. The research is considered relevant, since the internet has become an essential tool in education, and it is important that the teacher has the appropriate knowledge of the use of this technology if updating before the existing changes, so that one has a quality education.
Keywords: Internet. Teaching tool - Learning. Pedagogical Practice.








1           CAPITULO 1: INTRODUÇÃO

As reflexões em torno do assunto tecnologia e educação tomou conta da sociedade há várias décadas, na realidade desde que se notou sua influência na formação do sujeito contemporâneo, e da necessidade de explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento nos meios de informação e comunicação. O mundo actual esta a passar por inúmeras e cada vez mais aceleradas transformações em torno de todos os campos da sociedade, desde o princípio da civilização o homem esta sempre em busca de adaptações, mudanças, novos conhecimentos, aliás, facto este implícito em sua constante busca do saber e aprender.          
A preocupação com o impacto que as mudanças tecnológicas podem causar no processo de ensino-aprendizagem impõe a área da educação a tomada de posição entre tentar compreender as transformações do mundo, produzir o conhecimento pedagógico sobre ele auxiliar o homem a ser sujeito da tecnologia, ou simplesmente dar as costas para a actual realidade da nossa sociedade baseada na informação.
A utilização da Internet não fica restrita apenas a escritórios e casas. Hoje em dia, ela já tomou conta dos espaços escolares. Nesse contexto, seu uso exige um novo fazer pedagógico e sua utilização em sala de aula pode melhorar a interlocução entre professores e alunos no processo educativo.
No ambiente educacional, a Internet vem a assumir uma importante função de apoio pedagógico, como recurso mediador de uma aprendizagem dinâmica. Porém, é importante enfatizar que este recurso não substitui a figura do professor, ele apenas auxilia no processo de ensino e aprendizagem. É necessário que o professor saiba utilizar essa ferramenta de maneira apropriada para o bom desempenho e eficácia de seu trabalho escolar.
Considera-se importante ao professor conhecer as possibilidades metodológicas que as tecnologias trazem para trabalhar o conteúdo, através de atividades criativas, de um processo de desenvolvimento consciente e reflexivo do conhecimento, a usar pedagogicamente os recursos tecnológicos, com perspectiva transformadora da aprendizagem escolar. Pode-se dizer que as mídias têm grande poder pedagógico, pois se utilizam da imagem. Assim, torna-se cada vez mais necessário que a escola se aproprie dos recursos tecnológicos, a dinamizar o o processo de aprendizagem.



1.1         Problematização

O modelo de ensino tradicional (em vigor na Escola Secundaria de Gurué), onde o professor é responsável pela transmissão do conhecimento ao aluno, onde o aluno memoriza as informações transmitidas pelo professor. Os métodos e as práticas utilizadas no ensino tradicional, quando comparadas com o panorama actual, parecem não estar em concordância com as mudanças e transformações que ocorrem no mundo, principalmente na questão manifestação da informação e do conhecimento.
Através da introdução do novo paradigma na educação, onde os estudantes devem ser ensinados a buscar conhecimento, a aprender como aprender. Essas mudanças podem ser apresentadas com a presença da Internet, a proporcionar condições para o exercício da capacidade de procurar e selecionar informações, resolver problemas e aprender independentemente.
O uso da internet na educação, ajudado pelos avanços da tecnologia, conduz suas virtudes em direcção à melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Sua utilização deve ser planeada, com vista coerência com estratégias, métodos e técnicas de ensino, a aproveitar suas qualidades de potencial. Por isso é necessário um esforço cada vez maior para que a inserção da Tecnologia da Informação no ambiente escolar realmente aconteça, a oferecer possibilidades de melhoria do trabalho dos professores e da aprendizagem dos alunos.
A Tecnologia da Informação precisa ser vista como uma ferramenta que possibilita a construção e difusão do conhecimento, devendo a Escola Secundaria de Gurue se utilizar dos avanços tecnológicos de forma a contribuir para a melhor eficiência do processo educacional.
Actualmente o mundo dispõe de muitas inovações tecnológicas para se utilizar em sala de aula, o que condiz com uma sociedade pautada na informação e no conhecimento, pois através desses meios temos a possibilidade virtual de ter acesso a todo tipo de informação independente do lugar em que nos encontramos e do momento, esse desenvolvimento tecnológico trouxe enormes benefícios em termos de avanço científico, educacional, comunicação, lazer, processamento de dados e conhecimento.
Com o modelo de ensino arcaico e obsoleto em vigor na Escola Secundaria de Gurué O aprendizado segue uma sequência estática: o professor fala, o aluno ouve e aprende. Esta forma de aprendizagem não proporciona ao aluno um papel activo na construção do conhecimento, muitas vezes desconsidera o aprendizado do aluno fora da escola, seus esforços espontâneos e a construção colectiva do conhecimento. No ensino tradicional, que  esta em vigor na Escola Secundaria de Gurué o aluno tem um papel passivo, com poucas responsabilidades. Existe, ainda, a necessidade do aluno se adaptar as diferenças de costumes e métodos de ensino dos seus professores. É um ensino baseado na memorização e na imitação do que faz o professor.
A incorporação das TICs deve ajudar gestores, professores, alunos, pais e funcionários a transformar a Escola Secundaria de Gurué em um lugar democrático e promotor de acções educativas que ultrapassem os limites da sala de aula,  a instigar o aluno a ver o mundo muito além dos muros da escola, a respeitar sempre os pensamentos e ideais do outro. O professor deve ser capaz de reconhecer os diferentes modos de pensar e as curiosidades do aluno sem que aja a imposição do seu ponto de vista.
Notemos que actualmente não se trata mais apenas de fazer redações escolares com começo, meio e fim. Com a era digital, os alunos da Escola Secundaria de Gurué estariam a se tornar especialistas em lidar com o hipertexto, o sistema de informação que inclui textos, fotos, áudio e vídeo, com infinitas possibilidades de navegação. No que se refere o hipertexto é preciso que o internauta (alunos) com ajuda dos professores desenvolva habilidades de avaliar criticamente as informações encontradas e saiba identificar quais são as fontes mais confiáveis entre as inúmeras apresentadas. Por essa razão é importante que o professor tenha conhecimento sobre o hipertexto e a linguagem utilizada na internet, para poder assim melhor orientar seus alunos.
Face a essas situações descritas levanta-se a seguinte questão:
Até que ponto a utilização da internet na escola secundária de Gurué poderá contribuir para a melhoria na prática pedagógica em vigor?

1.2         Objectivos

1.2.1        Objectivo geral

Analisar as possibilidades que a Internet oferecem para a melhoria da qualidade no processo de ensino - aprendizagem na Escola Secundaria de Gurue

1.2.2        Objectivo específicos

·         Identificar os recursos disponíveis na Internet e suas funcionalidades
·         Identificar as vantagens e desvantagens de uso da internet nas práticas pedagógicas na Escola Secundaria de Gurue  
·         Qual é o grau de utilização e acesso a internet na Escola Secundaria de Gurue 
·         Descrever o papel do professor na implementação da  da internet nas práticas pedagógicas na Escola Secundaria de Gurue 

1.3         Questões de partidas

·         A Escola Secundaria de Gurue escola proporciona o acesso às tecnologias digitais e se oferece apoio aos professores e aos alunos?
·         Qual é o grau de utilização e acesso a internet na Escola Secundaria de Gurue  
·         Quais são as vantagens e desvantagens de uso da internet nas práticas pedagógicas na Escola Secundaria de Gurue 
·         Quais são os custos monetários de implementação de internet wireless na Escola Secundaria de Gurue  

1.4         Justificativa

No aspecto particular, o Uso de internet nas Praticas didáticas na Escola Secundaria da Gurue, fez surgir, em mim, um interesse peculiar. Isso se deve, sobretudo, por se tratar de uma área nova, pouco trabalhada nos nossos meandros académicos, onde, quanto a mim, um conhecimento sólido sobre o Uso de internet nas Praticas didáticas se mostra deveras necessária e, com efeito, estimulante.
No âmbito da própria instituição (Escola Secundaria da Gurue) é através do uso da internet nas praticas didáticas que a Escola Secundaria da Gurue poderá aumentar o nível de desempenhos dos professores e dos alunos, outrossim, tendo melhorias na qualidade de ensino – aprendizagem.
No âmbito social, tendo alunos bem formados, com boas capacidade cognitiva, a sociedade de Gurue e em geral terão benificios inúmeros. O Uso de internet nas Praticas didáticas possibilita ao alunos assumir e vivenciar valores construtivos, individual e socialmente, cada um dos professores colabora com um pequeno espaço, uma pedra na construção dinâmica do “mosaico” sensorial-intelectual-emocional-ético de cada aluno. Esse vai valorizar continuamente seu quadro referencial de valores, ideias, atitudes, a ter por base alguns eixos fundamentais comuns como a liberdade, a cooperação, a integração pessoal. Um bom educador faz  a diferença. A educação não pode mais viver sob o modelo antigo, sob o risco de virar virtual e invisível para a sociedade, às novas tecnologias devem ser exploradas para servir como meios de construção do conhecimento, e não somente para a sua difusão. Nos últimos anos a presença dos alunos em sala de aula diminuiu consideravelmente, sem falar nas universidades onde alunos viraram atores virtuais, invisíveis para a estrutura acadêmica, eles tem buscado na internet as fontes de conteúdos programáticos das disciplinas, ignoram a oportunidade de debates e reflexões em sala de aula.
No âmbito científico-académico, espera-se que os resultados desta pesquisa possam abrir caminho para futuras discussões relativas o Uso de internet nas Praticas didáticas, especificamente na Escola Secundaria da Gurue.

1.5         Delimitação do estudo

O trabalho que se pretende desenvolver enquadra-se na cadeira de TICs, mas vai sofrer influências de outras áreas conexas como sejam: Pedagogia e didática.
A delimitação temporal é de 2016 a 2017
A delimitação espacial: o estudo será realizado no distrito de Gurue, especificadamente na Escola Secundaria de Gurue.

1.6         Organização do projecto

O primeiro capítulo do projecto consta nota introdutória (problematização, Objectivos, questões de pesquisa, justificativa e delimitação da pesquisa).
No segundo capítulo do projecto, é onde procura-se apresentar o marco teórico existente sobre a temática de uso de internet nas práticas didáticas. No âmbito do marco teórico procura-se apresentar as teses defendidas por autores que já exploraram algumas das vertentes do fenómeno.
No terceiro capítulo do projecto é onde procura-se aprofundar, para além de apresentar e explicar o procedimento metodológico através do qual orienta-se o projecto, o assunto a ser tratado e a forma através da qual será tratado. É nesta parte onde são apresentados o tipo de pesquisa, amostra e técnica de colecta de dados. E, igualmente, faz a delimitação do universo.
E, na última parte apresentaremos referência bibliográfica e apêndice.

2           CAPITULO II: MARCO TEÓRICO

2.1         Conceitos

2.1.1        Internet

Segundo Meyer (2000, p.282), a Internet inicialmente denominada ARPANET foi criada nos Estados Unidos pela ARPA integrante do Sistema Militar Americano, durante a guerra fria, mais precisamente no ano de 1962, foi desenvolvida inicialmente para fins militares, e estrategicamente utilizada como uma força-tarefa militar do sector privado a Rand Corporation. Foi projetada por J.C.R. Licklider cientista do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), criada intencionalmente para que as informações fossem veiculadas de forma rápida e segura. Desenvolveram tecnologias para a construção de uma rede que interligasse órgãos militares do governo Americano sem que houvessem interrupções, mesmo que a base de controlo fosse interceptada, caso os inimigos derrubassem partes da rede, a permitir maior segurança, já que o controle da comunicação não se concentrava num único lugar.

2.1.1.1       Breve historial

Em 1968 os Estados Unidos permitiu o uso da ARPANET a entidades relacionadas à pesquisas. Sob o comando do cientista Lawrence G. Roberts a ARPANET foi ampliada, inicialmente seu uso estava restrito às universidades ou aos centros de pesquisas e ainda se mantinha sob contrato com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos. No ano 1969 a ARPANET conectou quatro computadores na Califórnia em Utah. Sua popularização só ocorreu mais tarde no ano de 1973, seu uso já não estava restrito exclusivamente às universidades dos Estados Unidos, e se previa o seu alcance mundial, quando interligou computadores da Noruega e da Inglaterra. (Meyer, 2000)
À medida que a tecnologia Internet tomava forma, a ARPANET constantemente se distanciava de suas origens militares. A ARPANET estava a provar ser de grande valor para as comunidades de pesquisas universitárias; ao mesmo tempo, estava amplemente disponível para segurança para a pesquisa relacionada com assuntos militares confidenciais. (Meyer, 2000, p. 283)
Segundo Meyer, em 1982, a rede civil (ARPANET) foi separada da parte militar (MILNET), cabendo a U.S. National Science Foundation (NSF) a responsabilidade pela supervisão e financiamento da construção de uma nova rede de transmissão de dados de longa distância a fim de ajudar pesquisadores universitários. Em 1989 conectaram-se à rede países como Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Grécia, Índia, Irlanda, Coréia do Sul Espanha e Suíça.
Com o desenvolvimento do navegador Browsers, gráficos incorporados a Internet, transformaram- na numa mídia poderosíssima, a possibilitar veicular todos os tipos de informações. Até então não era permitido nenhum tipo de transação comercial, barreira esta, quebrada em meados de 1995, quando a NFS (National Science Foundation) extinguiu todos os subsídios da Internet a permitir o comércio na rede, a aperfeiçoar ainda mais o seu desenvolvimento, e a transformar a Internet no que é hoje.

2.1.1.2       A Internet Hoje

De acordo com Sawaya (2003) no dicionário de Informática a definição do termo Internet: "Internet: Maior rede de computadores do mundo, que se caracteriza pela forma descentralizada em que actua”. Oferece serviços de comunicação de dados, como acesso remoto, transferência de arquivos, correio eletrônico, a www e grupos de discussão.
A Internet pode ser definida basicamente como uma espécie de "teia", onde vários computadores estão entrelaçados uns com os outros através de conexões, que permitem o acesso e transmissão, quase que imediato, de todos os tipos de informações digitalizadas, as quais são transmitidas a todos os computadores interligados por meio desta "teia", que se denomina rede. Suas proporções atingem uma escala mundial, a estar presente em muitos lugares do mundo.
Sua aplicabilidade pode ser definida essencialmente como um recurso capaz de viabilizar o processo de comunicação e transmissão de informações. Não existe nenhum órgão ou empresa que se intitulem donos da Internet, nem que detenham o controlo do funcionamento e das informações por ela veiculados.
Devido ao seu formato dinâmico a Internet é hoje considerada como uma das ferramentas mais completas na área de comunicação, pois além de se tratar de um serviço que integra várias mídias, como imagens, vídeos, textos e sons, permite a interatividade entre os seus usuários, a facilitar sua integração ao restante do mundo.

2.1.1.3       A Internet na Sala de Aula

Diante de tantos recursos disponibilizados pela Informática, que podem ser utilizados pelo professor, será ressaltado aqui, a utilização da Internet e seus principais recursos aplicados à Educação. Tendo em vista que, a Informática tornou-se fundamental para o meio econômico e cultural da sociedade, a estar presente nos supermercados, nas agências bancárias, nos comércios em geral, nas próprias residências e no quotidiano das pessoas, logicamente que seria inevitável que a escola não se deixasse absorver por tais novidades, e continuasse distante dessa nova realidade.(Tajra 2004)
Em meio a tantas inovações tecnológicas presentes na sociedade actual, a Internet é o recurso que tem alcançado destaque na aplicação da Informática em ambientes educacionais.
Devido ao seu aspecto atrativo, ágil e dinâmico, quando bem empregada pode se tornar uma grande aliada no processo de ensino-aprendizagem.
A Internet traz muitos benefícios para a educação, tanto para os professores como para os alunos. Com ela é possível facilitar as pesquisas, sejam grupais ou individuais, e o intercâmbio entre os professores e alunos, a permitir a troca de experiências entre eles.
Podemos mais rapidamente tirar as nossas dúvidas e dos nossos alunos, sugerir muitas fontes de pesquisas. Com todas estas vantagens será mais dinâmica a preparação de aula. (Tajra 2004. p. 157).
Hoje é fundamental saber o básico sobre informática. Nessa lista é possível incluir aplicativos como editores de texto, imagens e áudios, planilhas de cálculo e criadores de apresentações gráficas. Com o desenvolvimento e a popularização da internet, essa relação de itens necessários ganhou uma proporção gigantesca, a abranger navegadores, buscadores de outras ferramentas disponíveis na rede.
A escola não poderia ficar alheia a essas inovações, devido ao facto de ter alcançado tamanha popularidade em Moçambique, percebe-se que, a escola tem sido atingida por essa revolução digital, a não poder mais se manter indiferente.
A Internet, muito conhecida como a 'aldeia global', entre os tantos veículos de informações é o meio que mais se adapta a esse conceito, onde o mundo se encontra num mesmo ponto, pelo facto de possibilitar que vários lugares do mundo estejam interligados, reduz as distâncias que separam os continentes, e beneficia o intercâmbio cultural entre as nações.
Quando as ferramentas disponíveis pela Internet são utilizadas pela escola, as aulas ministradas possibilitam aos alunos adentrarem uma nova realidade tecnológica e social, a qual favorece os aspectos de integração e interação com outras culturas, e incorpora uma nova linguagem aos padrões de comunicação, onde as informações chegam quase que instantaneamente. Este aspecto dinâmico permite uma melhor visualização dos assuntos tratados nas aulas a proporcionar um campo muito amplo de pesquisa.
De acordo com Moran (1997), a entrada da Internet na escola melhora o contato entre os alunos e professores, e desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A interação bem-sucedida aumenta a aprendizagem. Em alguns casos há uma competição excessiva, monopólio de determinados alunos sobre o grupo. Mas, no conjunto, a cooperação prevalece.
A sociedade actual requer pessoas aptas cada vez mais ao diálogo e a interação Esta interatividade tem sido estimulada nas pessoas através da socialização virtual que a Internet proporciona. Na escola, pode ser utilizada como uma estratégia para um melhor proveito nos trabalhos em grupo, pois favorece a comunicação e interação social entre os alunos, que desde pequenos estão a aprender a interagir através das ferramentas disponibilizadas pela Internet.
De acordo com Tajra (2004, p.144) são tantas as inovações tecnológicas ao nosso redor que é impossível não nos deixarmos envolver por elas, e não participarmos dessas transformações. Sendo que, dessas inovações a Internet é a que mais se destaca, a qual rompe as fronteiras do espaço geográfico e abre um grande "leque'" de oportunidades nunca imaginadas.
Diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação na sala de aula é uma mudança. Uma das formas de se utilizar a Internet na sala de aula é a escolha um tema, determinando os objetivos de aprendizagem e preparando as atividades, para alcançar este objectivo. É preciso que o professor esteja atento ao ritmo de cada aluno, para que o aluno desperte a curiosidade sobre a importância do tema que está sendo proposto na Internet, e não somente pelo uso da Internet.

2.1.2        Wireless

Wireless é um termo inglês que significa “rede sem fio”, na tradução para a língua portuguesa. Este termo é utilizado para denominar uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos, a funcionar por meio de equipamentos que usam radiofrequência, comunicação via ondas de rádio, ou comunicação via infravermelho. (https://www.significados.com.br/wireless/, recuperado em 10 de Agosto de 2017).
Wireless é a transferência de informação entre dois ou mais pontos que não estão fisicamente conectados, e essa distância pode ser curta (controle remoto da televisão, por exemplo) ou atingir milhões de quilômetros, como o sistema de comunicações de rádio do espaço, por exemplo.
A tecnologia wireless é usada desde walkie-talkies até satélites artificias no espaço, mas seu uso mais comum é em redes de computadores, a servir como meio de acesso à Internet através de locais remotos como escritórios, bares, aeroportos, parques, e até mesmo em residências. (https://www.significados.com.br/wireless/, recuperado em 10 de Agosto de 2017)

2.1.3        Web site ou página Web

A palavra Web pertence ao vocabulário da língua inglesa e significa “rede”. Mesmo pertencendo ao léxico inglês o termo é amplamente utilizado em português como muitos outros com a mesma origem. Este conceito é utilizado dentro do espaço da tecnologia para referir-se a um sistema de interligação de documentos e recursos de forma geral, através da internet. O termo tanto pode se referir a uma página de internet, a um lugar virtual (website) ou a um servidor. Este documento eletrônico conte informações adaptadas ao espaço em que se encontram de forma que possam ser acessadas por usuários do mundo todo que utilizam um determinado navegador. (Heuser, 2016).
Hoje em dia este acesso pode se dar a partir de um computador ou de qualquer outro dispositivo móvel. Uma página Web é o nome que se da um documento electrónico. Web é a forma resumida e adaptada de WWW ( World Wide Web). A estas páginas se podem ter acesso através de uma conexão de internet e estão compostas por textos, informações, links e aplicações informáticas. As páginas Web normalmente funcionam como uma espécie de cartão de apresentação digital. Empresas, pessoas particulares ou organizações, usam este recurso para apresentar suas ideias ou para fornecer informações. As páginas Web geralmente se encontram em formato HTML, que é a linguagem utilizada nelas e que permite operar com links, etc. (Date, 2015)      
Através delas se pode acessar outras páginas, “navegando” entre links. Uma Website ( palavra feita da união dos termos ingleses Web+site) é o lugar onde de reúnem várias páginas Webs dentro de um mesmo domínio e relacionadas entre si. O servidor Web, por outro lado, é o computador ou a unidade onde se executam determinados software. Ou seja, é um programa utilizado para transferir páginas Web. A world wide Web (Web) tem sua origem (embora apenas a idéia a principio) em 1980 com o desenvolvimento de um projecto usado para armazenar informações associadas entre elas. (Date, 2015)        
O projecto se denominava ENQUIRE e foi desenvolvido pelo inglês Tim Bernes-Lee. A ideia foi sendo melhorada ao longo dos anos e em 1991 foi publicado oficialmente o primeiro Website, mas só em 1994 foi dado o grande impulso á comercialização da Web. Hoje em dia a WWW é um espaço que pode ser acessado de forma globalizadas onde as pessoas podem formar, informar ou informar-se através de dispositivos conectados a Internet. (Date, 2015)

2.1.4        Hipertexto 

Hipertexto é o termo que remete a um texto ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas, no meio digital denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal,  íconesgráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, a oferecer acesso sob demanda às informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador e sociólogo francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia", que seria a ligação de textos com outros textos. (Heuser, 2016).
Em termos mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
sistema de hipertexto mais conhecido actualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.

2.1.5        Link

Uma hiperligação, um liame/ligame, ou simplesmente uma ligação (também conhecida em português pelos correspondentes termos ingleses, hyperlink e link), é uma referência dentro de um documento em hipertexto a outras partes desse documento ou a outro documento. Um programa informático utilizado para visualizar e criar esse documento chama-se um sistema de hipertexto, normalmente um usuário pode criar uma hiperligação ou simplesmente uma ligação. Um usuário que siga as ligações está a navegar o hipertexto ou a navegar a Web. (Heuser, 2016).

2.1.6        Online

O termo online, ou on-line (em português significa “em linha” ou “conectado”), é um termo com origem inglesa e que se popularizou com o advento da Internet. Pode ser utilizado para designar ou caracterizar várias situações e em diversos contextos. Estar online pode designar uma pessoa que está ligado à Internet, a uma BBS, ou qualquer outra rede informática. Pode também designar um programa ou um dispositivo informático que esteja activado e com capacidade de comunicar com um outro computador ou rede de computadores. Pode ainda designar um Web site (ou qualquer outro conteúdo informático) que esteja disponível para ser acedido em tempo real a partir de outros pontos da rede. Opõe-se a off-line, que significa desligado, não conectado, fora de linha. (Date, 2015)

2.1.7        Biblioteca virtual 

Biblioteca virtual é uma biblioteca especial com uma coleção focada em objetos digitais que podem incluir textos, material visual, material de áudio, material de vídeo, armazenados em formatos de mídia eletrônica (em oposição à Impressãomicrofilmagem, ou outra media física), juntamente com os meios para organizar, armazenar e recuperar os arquivos e mídia contidos na coleção da biblioteca. bibliotecas digitais podem variar imensamente em tamanho e escopo, e podem ser mantidas por indivíduos, organizações, ou estarem afiliadas a bibliotecas ou instituições com instalações físicas. O conteúdo digital pode ser armazenado localmente ou acessado remotamente através de redes virtuais. Uma biblioteca eletrônica é um tipo de sistema de recuperação de informação. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_virtual, recuperado em 10 de Agosto de 2017 )
O conceito guarda similaridade com o de biblioteca digital, com a diferença que esta última existe fisicamente, e disponibiliza um acervo de documentos totalmente digitalizados, enquanto uma biblioteca virtual pode não existir fisicamente e constituir-se como um serviço de acesso a outras bibliotecas, que podem disponibilizar material que não esteja digitalizado (como livros ou documentos antigos). (https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_virtual, recuperado em 10 de Agosto de 2017)

2.1.8        Biblioteca digital 

Biblioteca digital  (também conhecida como biblioteca onlinebiblioteca eletrônica, ou mediateca) é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material (disquetesCD-ROMDVD), quer em linha através da Internet, a permitir o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de organização composta por serviços e recursos cujo objetivo é seleccionar, organizar e distribuir a informação, a conservar a integridade dos documentos digitalizados.
Segundo Leiner (1988), Uma biblioteca digital é a colecção de serviços e de objectos de informação, com organização, estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos de informação, disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico / digital.
O conceito guarda similaridade com o de biblioteca virtual, enquanto uma biblioteca virtual pode não existir fisicamente e constituir-se como um serviço de acesso a outras bibliotecas, que podem disponibilizar material que não esteja digitalizado (como livros ou documentos antigos), a biblioteca digital existe fisicamente, e disponibiliza um acervo de documentos totalmente digitalizados. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_digital, recuperado em 10 de Agosto de 2017)

2.1.9        Museu virtual 

Museu virtual é um espaço virtual de mediação e de relação do patrimônio com seus usuários através da internet. É também conhecido como museu online, museu eletrônico, hypermuseu, museu digital, ciber museu ou museu na web.
É um museu paralelo e complementar, que privilegia a comunicação como forma de envolver e dar a conhecer determinado patrimônio. Nesse sentido, os museus virtuais são aqueles que trabalham o patrimônio por meio de ações museológicas, mas que não necessariamente têm suas portas abertas ao público em seu espaço físico. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_Virtual, recuperado em 10 de Agosto de 2017)

2.2         Serviços disponibilizados pela internet que auxiliam no processo do ensino e/ou aprendizagem

A aplicabilidade das ferramentas disponibilizadas pela Internet na sala de aula apresenta alguns aspectos distintos, neste caso, enfocam-se dois modelos de trabalho através dos recursos oferecidos, que seriam: o professor vir a utilizá-la somente na preparação de suas aulas, como um material didático sobressalente a fim de complementar os assuntos trabalhados na sala de aula; e outra maneira, seria o uso pelos alunos no decorrer das aulas, se assim fosse necessário, com o auxílio e monitoramento dos professores; porém neste caso, a escola em questão deve oferecer recursos necessários para essa aplicação, como laboratórios pedagógicos equipados para esta finalidade. (Oliveira, 2002)
São inúmeras as formas de se utilizar a Internet com finalidades pedagógicas, bem como o uso de forma responsável de alguns dos muitos recursos, o que permite uma melhor visualização dos assuntos trabalhados pelas disciplinas. Diante de tantas Possibilidades é imprescindível que a escola se mantenha actualizada quanto às facilidades que estas novas tecnologias podem oferecer. (Valente, 2016)
De acordo com Meyer (2000, p. 285) o www (word wide web) é um sistema de hipertexto que permite o acesso às informações contidas numa página. Cada uma das páginas contidas num servidor web possui o seu próprio endereço, que quando acessadas ou requisitadas, exibem na tela seu conteúdo, quando uma página é requisitada através do seu endereço navegado Browser busca a página referente ao endereço solicitado, por isso cada página de internet possui um único endereço na rede chamado URL (Uniform Resource Locator). Através do www, que são páginas disponíveis na Internet, conhecidas também como Home Pages ou Sites, é possível ao aluno fazer uma verdadeira viagem virtual por diversos locais do mundo e visitar diferentes paginas como: museus, bibliotecas, revistas e jornais virtuais, e pesquisar sobre os mais diversos assuntos educacionais. Por se tratar de uma rede aberta, todos os usuários podem colaborar com informações sobre quaisquer assuntos, totalizando um amplo acervo de conteúdo para pesquisas e trabalhos.
Como afirma Meyer (2000 p. 287), o FTP (File Transfer Protocol ) (Protocolo de Transferência de Arquivos) ê responsável pela transferência de Arquivos pela Internet, através de um cliente FTP é possível transferir arquivos do servidor de FTP a máquina destino por meio de uma operação chamada Download (o mesmo que baixar ou receber), e através do Upload (o mesmo que enviar), é possível transferir arquivos para o servidor, que os armazena em um diretório remoto.
Através do serviço de FTP é possível "enviar" ou "receber" arquivos de um computador para outro, em diversos formatos, como músicas, vídeos, textos, entre outros. Um exemplo da aplicabilidade do FTP na educação seria o download de Ebooks, cuja palavra é uma abreviação de "eletronic books" (livros eletrônicos), disponíveis em alguns sites da Internet, como Bibliotecas Virtuais ou sites de Livrarias Eletrônicas, que podem ser baixados e impressos pelo usuário, desde que sejam autorizados pelo autor. Assim como um livro tradicional, os E-books são protegidos pelas leis de direitos autorais e não podem ser alterados, plagiados, distribuídos ou comercializados sem a autorização de seu autor. (Santana, 2016)
Sites de Busca são páginas voltadas ao serviço de pesquisas e buscas de informações na Internet, com o uso de softwares que fazem uma varredura na Internet, a localizar as informações de acordo com as palavras-chaves digitadas e inseridas no sistema de busca pelo usuário, que por sua vez receberá uma listagem com diversas fontes e textos contendo ou a fazer referência à palavra-chave procurada. (Oliveira, 2002)
Os sites de busca permitem várias possibilidades de pesquisa, e possibilita uma busca detalhada sobre diversos assuntos, contudo apresenta os resultados em uma listagem com todos os sites que contenham a palavra ou o assunto específico solicitado, apresentando-os em seus diversos contextos, sem uma organização concisa, diferentemente dos assuntos organizados e disponíveis no índice de um livro. (Sobral, 1999)
Trabalhar com os sites de busca no ambiente escolar, o professor pode focalizar o uso da pesquisa como sendo indispensável no quotidiano dos alunos. Através deles e possível uma coleta de materiais com maior rapidez e precisão. Segundo Tajra (2001, p 160), o objetivo de se procurar materiais na Internet é que alunos e professores se habituem a prática da pesquisa a utilizar a Internet como fonte para se obter informações.
Ao incentivar o manuseio dessas ferramentas no quotidiano da sala de aula como um hábito, o professor além de proporcionar uma oportunidade aos alunos de usufruírem de uma fonte ampla de informações, instrui-os a utilizarem de meios como a percepção e a independência, a levar-os a compreenderem qual a real finalidade de se trabalhar determinados assuntos na sala de aula, e instigá-los a participar de maneira activa no processo de aprendizagem.
Através dos recursos disponibilizados pela Internet, é possível que o professor encontre métodos diferenciados de se trabalhar com os alunos, a aprimorar suas técnicas e desenvolver novas maneiras de se aproveitar da tecnologia para prover o ensino de maneira que todos os alunos participem ativamente deste processo. (Oliveira, 2002)
Dentre os múltiplos recursos a serem utilizados nos ambientes escolares, alguns tem maior destaque, como os serviços de E-mails ou Correio Eletrônico, Chats ou Bate-papos, Comunicadores Instantâneos, Fóruns ou Listas de Discussões. (Valente, 2016)
2.2.1.1.1      Serviços de E-mail ou Correio Eletrônico
O serviço Internet mais popular de todos, o correio eletrônico (e-mail) está a se tornar rapidamente um suplemento indispensável aos telefones, cartas e faxes. Você pode enviar mensagens de correio eletrônico para outros usuários de Internet. Para enviar o correio eletrônico você precisa conhecer o endereço eletrônico do destinatário. Quando recebe um correio eletrônico, você pode responder a mensagem, transmiti-la para outra pessoa, armazená-la ou excluí-la. (Meyer, 2000, p. 285)
Os serviços de e-mail ou simplesmente correios eletrônicos, assemelham-se muito aos serviços utilizados pelo correio convencional, onde o remetente envia a carta, e crescente todas as informações necessárias para que esta chegue ao destino, e o receptor é quem a recebe. Porém, tudo ocorre de forma eletrônica, os endereços são eletrônicos e os conteúdos são digitais, no entanto apesar das semelhanças entre o sistema convencional e o eletrônico, o manuseio da ferramenta de e-mail é muito simples e apresenta uma característica que o torna mais dinâmico em relação aos correios convencionais: as informações veiculam com muita rapidez pela rede. (Tajra, 2010)
Além da rapidez, praticidade e de permitir a comunicação entre pessoas, suas especialidades vão muito além. O e-mail possibilita o envio dos mais variados formatos que a informação pode apresentar, como por exemplo, é permitido o envio de vários tipos de mídias, como fotos digitais, imagens, vídeos, músicas, sons, textos, notícias da actualidade e trechos de jornais e revistas com formato eletrônico. Certamente, tais facilidades não seriam possíveis sem a utilização do sistema de correio eletrônico, não desmerecendo logicamente os correios convencionais. (Meyer, 2000)
A utilização do e-mail como uma ferramenta pedagógica beneficia a comunicação entre os alunos, pois por meio dele é possível incentivar a troca de informações de uma maneira atrativa e estimulante, por ser rápido e dinâmico, pode se tornar uma ferramenta estratégica no trabalho escolar, pois os resultados são obtidos instantaneamente por meio do envio e recebimento simultâneo das mensagens e arquivos, e os resultados das tarefas são vistos de imediato. Assim é com o recurso de email, que permite enviar mensagens eletrônicas para outros usuários, bem como recebê-las, e mesmo que o usuário não esteja conectado à internet, este fica armazenado no computador dos provedores de acesso até que o usuário se conecte ao serviço e visualize seu conteúdo. O recurso permite o envio de simples mensagens de textos, e até mesmo fotos, vídeos ou arquivos, anexados à mensagem. Cada endereço de e-mail é único, a poder variar o seu espaço de armazenamento de acordo com o provedor do serviço. (Oliveira, 2002).
Para se utilizar de um e-mail, é necessário inscrever-se em um provedor que forneça esse tipo de serviço, esse processo é conhecido como autenticação, onde, ao se inscrever, o usuário preenche um cadastro fornecendo o endereço pretendido por ele, um exemplo seria: EscolaGurue2017@hotmail.com, seria o endereço e 'hotmail', o provedor do serviço de e-mail, é então criada uma senha (password), que garante a entrada exclusiva do usuário em sua conta de e-mail. (Jurema, 2016)
2.2.1.1.2      Chats ou Bate-papos e Comunicadores Instantâneos
Os bate-papos, conhecidos também como Chats, são páginas disponíveis na Internet voltadas ao entretenimento, troca de informações e diálogos, onde todos os usuários conectados interagem entre si simultaneamente, através de grupos de discussões e conversas em tempo real, na maioria das vezes através de mensagens de textos digitadas. Esses grupos são divididos em salas virtuais de acordo com os assuntos e interesses em questão, como: idade, regiões, cidades, religião, trabalho, profissão, desportos, entre tantos outros. (Oliveira, 2002)
Algumas empresas têm adotado seu próprio sistema de chat, onde as salas são voltadas á discussões sobre assuntos relacionados à própria empresa. E no caso de algumas universidades que tem adotado o sistema de EAD (Ensino a Distância), os serviços de chat são usados para promover discussões e intercâmbio de idéias entre os alunos e os professores, e como meio para exposições dos assuntos e temas relacionados às pesquisas e projetos em andamento na instituição, a facilitar a comunicação entre pessoas distantes geograficamente. (Oliveira, 2002).
Os comunicadores instantâneos são programas com aspectos parecidos com os serviços disponibilizados pelos chats, porém com a vantagem de que os usuários podem escolher com quem desejam manter contato, através de uma lista com os endereços eletrônicos de outros usuários do serviço. Seu funcionamento assemelha-se muito ao do serviço de e-mail, no processo de criação e autenticação de usuário e senha, entretanto, através dos comunicadores instantâneos pode-se manter um diálogo em tempo real. O recurso permite ainda, incorporar vários recursos simultaneamente, a permitir a interação entre os seus usuários por meio de digitação ou se preferir, por meio de som e imagem através da adaptação de periféricos de áudio (caixas de som e microfones) e vídeo (webcam), sendo muito utilizado em videoconferências. Os comunicadores instantâneos mais conhecidos são: o ICQ e o MSN. Em relação à sua utilização na escola, a comunicação em tempo real proporcionada pelo uso das ferramentas de comunicação como os chats e os comunicadores instantâneos, favorece o intercambio cultural, pois ao possibilitar um contato imediato entre os alunos de diferentes localidades, permite que a instituição escolar atue como uma ponte que liga ideias e pensamentos de alunos com culturas completamente diferentes, a romper as barreiras da distância física que separam pessoas de várias localidades do país e do mundo. (Valente, 2016)
2.2.1.1.3      Fóruns e Listas de Discussões
Os fóruns ou grupos de discussões, segundo Tajra (2001, p. 154), são listas com os e-mails de várias pessoas, onde todos interagem entre si, enviam e recebem mensagens em suas caixas de correio eletrónico simultaneamente. Essas listas são montadas geralmente por pessoas, empresas ou entidades com os mesmos interesses e afinidades, que se reúnem para debaterem sobre os assuntos em comum.
Uma maneira prática de se trabalhar com debates em sala de aula, obter uma participação proveitosa dos alunos e sanar com o problema da timidez que por vezes ocorre durante os debates, seria através dos fóruns e listas de discussões, os quais podem ser moderados pelo professor, que através do sistema pode gerenciar as questões, e permitir que as discussões contribuam de maneira a salientar quais os aspectos que geram dúvidas entre os alunos. É possível a partir de um determinado tema ou assunto proposto, fomentar um debate crítico entre os participantes da aula, e obter uma análise sobre suas opiniões e, ao induzi-los a um debate argumentativo, motivar habilidades de escrita e manejo das ideias. (Valente, 2016)
De acordo com Tajra (2001, p. 154), ao montar um projeto educacional a utilizar a Internet como recurso didático, a lista de discussão torna-se uma grande aliada para reunir de forma rápida e participativa os alunos e os professores.
Pode-se concluir que ao utilizar a Internet no nosso dia-a-dia, professores e alunos de forma geral, encontram no meio tecnológico um grande aliado, que veio optimizar a comunicação entre ambos, possibilitando agilizar tarefas diárias de forma considerável, como por exemplo, o envio de trabalhos via email, sendo até pouco tempo nos alunos tinham que obrigatoriamente, entregá-los de forma impressa.

2.3         As vantagens e desvantagens da importância e a utilização Da internet na sala de aula

Ao decidir trabalhar com a informática, mais precisamente com a Internet, o professor se depara com diversas situações diferentes do que já está habituado em seu quotidiano. São muitas as vantagens oferecidas pela aplicação da Internet na sala de aula, porém assim como existem as facilidades, existem também problemáticas acarretadas pelo uso da ferramenta no ambiente escolar.

2.3.1        As vantagens do uso da Internet na Educação

De acordo com Tajra (2004, p.161), a Internet é um veículo que conduz o aluno a buscas pelo conhecimento, a trocas e descobertas, não a fim de substituir o professor e seus métodos, e sim para aprimorar as relações humanas, elaborar novas formas de produção, e instigar a cultura digital, unir povos e culturas,a revolucionar e a determinar uma mudança na sociedade.
Apesar de ser muito questionado pelos professores, o uso da Internet na educação, oferece um campo muito amplo, com inúmeras oportunidades de trabalho, a possibilitar progressos significativos na área pedagógica.
A maneira que a ferramenta será trabalhada no ambiente educacional depende de cada professor, suas técnicas, criatividade, e principalmente, a vontade de fazer da Internet uma aliada no processo de ensino-aprendizagem.
Algumas das vantagens da Internet, de acordo com o que diz o professor Moran (1997) é que ela permite o acesso a fontes inesgotáveis de informações a servir de estímulo para os alunos na realização de suas pesquisas, pois através dos acervos de livros eletrônicos das Bibliotecas Virtuais é possível aprender sobre vários assuntos, a favorecer o enriquecimento de conhecimentos e o desenvolvimento dos trabalhos com mais agilidade.
Pode-se passear virtualmente por diversos lugares do mundo, através dos sites de Museus Virtuais e de conteúdos turísticos a conhecer diferentes lugares e culturas.
Fazer estudos científicos com simulações, obter informações sobre actualidades, fazer cursos on-line através dos recursos da EAD (Ensino á Distância), e comunicar-se com pessoas distantes geograficamente tornando possível aos alunos adquirirem habilidades interpessoais, a contribuir para uma aprendizagem cooperativa.
As discussões que são estimuladas nos bate-papos contribuem para melhorar o desempenho dos alunos a desenvolver aptidões de leitura e escrita, a favorecer a socialização e o diálogo.
De acordo com Tajra (2001, p. 156) os jovens devem ser estimulados a localizar as informações, a tratá-las e criticá-las e, por fim, a se comunicar.

2.3.1.1       As Desvantagens do uso da Internet na Educação

Apesar de tantas vantagens encontradas ao utilizar a Internet na área educacional, ela apresenta muitas situações adversas, sendo este um aspecto que deve ser tratado com muita relevância pelos professores que decidem trabalhá-la como um recurso pedagógico em suas aulas, porém esses problemas não impedem os benefícios que a Internet gera ao processo de ensino-aprendizagem, podendo ser facilmente superados. (Santana, 2016)
Ao trabalhar com a Internet em uma sala de aula, o professor se depara com problemas relacionados à concentração dos alunos, pois com a diversidade contida na Internet, é possível que os alunos sejam seduzidos e se distraiam com outros assuntos,  a dispersar-se durante as aulas em outras atividades que não sejam as propostas pelo professor. Segundo o professor Moran (1997), ensinar a utilizar a Internet exige muita atenção do professor, pois diante de tantas possibilidades de busca, a própria navegação se torna mais sedutora do que a aula em si, e os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis, de endereços dentro de outros endereços, de imagens e textos que se sucedem continuamente.
Outra problemática em se trabalhar com a Internet na sala de aula se deve ao facto de que os alunos geralmente se impressionam primeiro com as páginas mais bonitas, que exibem mais imagens, animações, sons, pois exercem um fascínio semelhante às do cinema, vídeo e televisão. Os lugares menos visualmente atraentes costumam ser deixados em segundo plano, o que acarreta, às vezes, perda de informações de grande valor tornando-se muito fácil perder tempo com informações pouco significativas. (Sobral, 1999)
Quanto à variedade das informações contidas na Internet, elas podem ser benéficas ao enriquecimento do conhecimento, porém torna-se prejudicial pelo facto de que nem todas as informações que veiculam na Internet são de facto verdadeiras, a ser  este um ponto desfavorável na sua aplicação como ferramenta pedagógica. De acordo com o que diz Moran num Artigo publicado na Revista Ciência da Informação (1997) a Internet permite inúmeras possibilidades de pesquisa, dentro e fora da sala de aula. A praticidade que se tem ao digitar algumas palavras nos sistemas das ferramentas de busca, e encontrar milhares de respostas para qualquer tema, é de uma facilidade fascinante, que traz grandes vantagens e também alguns problemas. O aluno que  utiliza a Internet pela primeira vez, no primeiro instante se deslumbra ao ver que uma  pesquisa apresenta muitos resultados, porém no segundo momento, desanima, ao constatar que há inúmeras repetições e muitas indicações equivocadas.
Porém através de uma preparação prévia das aulas que serão ministradas, o professor pode sanar esse problema, ao programar suas aulas e tentar prever com antecedência os resultados. Conhecer os assuntos a fim de filtrar as informações que serão trabalhadas, resumir e selecionar previamente o que será trabalhado na aula, comparar os resultados gerados, e avaliar o que é mais relevante e significativo para a aula. (Sobral, 1999)
Um processo que gera grandes problemas na aplicação da Internet nos ambientes escolares é o recurso do "copiar/colar" que muitas vezes impedem um bom aproveitamento da ferramenta, pois na maioria das vezes os alunos somente copiam o conteúdo dos sites sem de facto analisar o conteúdo encontrado. Além desse problema existe também o problema do plágio na Internet, que é a cópia de trabalhos já prontos sem a menção do nome do autor do mesmo, e se trata de um acto criminoso, de acordo com a lei de direitos autorais Lei n° 4/2001 de 27 de Fevereiro 2001 que assegura a proteção sobre as propriedades intelectuais, contra cópias e publicações sem a devida autorização e menção dos nomes dos autores das obras.
Ao lidarem com aspectos semelhantes a este é necessário que os professores conscientizem seus alunos sobre a seriedade do assunto referente à cópia, tanto na questão da análise dos assuntos que são coletados quanto a questão da legalidade e propriedade dos trabalhos disponíveis na Internet.
A Internet permite acesso a muitos tipos de informações, a qualquer hora e em qualquer lugar, podemos conhecer pessoas, fazer contatos profissionais, e os relacionamentos que se ateiam através da Internet a todo instante. Há uma rede de informações interligadas e que chegam a cada segundo a toda a população que tem acesso aos meios de Informática.
A ligação feita entre as novas tecnologias e o ensino conduz à promoção de novos conhecimentos, causa o prazer de estudar, de aprender de forma interativa.
A Internet em si, não oferece desvantagem alguma, só a sua má utilização pode oferecer alguma desvantagem, pois infelizmente, não podemos conhecer todos os seus utilitários, há os crimes cibernéticos, o plágio, a falta de veracidade em algumas informações vinculadas, entre outros, porém problemas que podem ser evitados, se todos fizerem a sua parte e filtrarem as informações que são recebidas. (Valente, 2016)
As vantagens são as maiores possíveis, a partilha de informação; a globalização; a rapidez de acesso à informação disponível na rede; a liberdade de expressão; a comodidade, a comunicação que é feita através da rede, como por exemplo, em chats, no Messenger, e não só; a disponibilidade de ferramentas para criar e para interagir; o facto de ter criado postos de emprego, entre outras.
Ao nível educativo, o uso da rede veio ampliar o campo de ação e comunicação entre o aluno e o professor, a promover o intercâmbio educacional e cultural, a promover a quebra de isolamento e a autonomia por parte dos alunos na sala de aula.

3           CAPITULO III: METODOLOGIA

Metodologia científica é um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objectiva do conhecimento de uma maneira sistemática.
Para Gil (2008), a investigação científica depende de um conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos para que os objectivos sejam atingidos. Assim, os métodos científicos são o conjunto de processos ou operações mentais que se deve empregar na investigação e a linha de raciocínio adoptado no processo de pesquisa.
O método é forma de pensar para se chegar a natureza de um determinado problema quer seja para estudá­lo quer seja para aplicá­lo.
Pesquisa seria o modo científico para obter conhecimento da realidade empírica, tudo o que existe e pode ser conhecido pela experiência ou o processo formal e sistemático de desenvolvimento de método científico.
Assim, a elaboração do presente estudo teve como suporte no método qualitativo, pois pretende­se fazer uma análise de situações complexas e particulares do problema, com vista à compreensão detalhada

3.1         Universo

Universo é o conjunto de elementos sobre os quais se pretende inferir neste estudo, relacionando com os objectivos pretendidos. (Gil, 1999)

3.2         Amostra

A amostra é uma parcela convenientemente relacionada do universo, isto é, é um subconjunto do universo (Marconi & Lakatos, 2007, p. 175).
A amostra da nossa pesquisa é constituída por: director da escola, director adjunto e 10 professores.

3.3         Tipo de Pesquisa

A ter em conta a natureza do tema em questão, a pesquisa feita foi descritiva – exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa (misto), a ter como base a pesquisa documental e os dados colectados no estudo de caso.
A pesquisa bibliográfica e o estudo de caso foram escolhidos uma vez que trata – se de um tema amplo e detalhado, a ser necessário um levantamento de dados que envolvem pessoas que estão diariamente dentro das organizações, a vivenciar acontecimentos que podem contribuir significativamente para elaboração do presente trabalho.
Quanto à abordagem, usamos a Pesquisa Qualitativa, que Gil (2008) considera como a ser a relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objectivo e a subjectividade do sujeito que não pode ser traduzida em números. A interpretação dos fenómenos e atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Este método não requer os usos de técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte directa para a colecta de dados e o pesquisador um instrumento chave.

3.4         Instrumento e técnica de recolha de dados

Na presente pesquisa iremos usar os seguintes instrumento de recolha de dados: Consultas Bibliográficas, Consulta Documental e entrevistas semi-estruturada para dar resposta ao problema, objecto do nosso estudo.
Para a recolha de dados optamos em recorrer, para além da consulta bibliográfica, às entrevistas semi-estruturadas. Assim, as entrevistas semi-estruturadas permitem que a entrevistada fale abertamente, em jeito de desabafo a um estranho, porém a responder as questões que lhe são colocadas como se de mais esclarecimentos se precisasse. Como métodos de abordagem e procedimento combinamos o indutivo e o monográfico, respectivamente. Estes métodos permitem-nos fazer leituras mais abrangentes dos resultados, não obstante termos trabalhado com amostras relativamente pequenas, segundo defende Gil (1999).

3.4.1        Métodos de colheita de dados sobre cargos

1. Entrevista: tem como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades;
2. Questionário: a colecta de dados a respeito de um cargo é feita através de questionários que são distribuídos aos seus ocupantes. Tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rápido de colectar informação de um grande número de funcionários; Apdotou-se um questionário com questões fechadas e abertas, a ter como público-alvo professores da Escola Secundaria de Gurue, localizado no município de Gurue.
3. Observação: análise direta daquilo que os professores e alunos estão a fazer. Constitui um outro método de colher informação. É aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos. O pesquisador, a utilizar-se dos métodos apresentados, deverá preencher o Formulário de Análise e Descrição.

3.5         Procedimentos

A realização da revisão bibliográfica focada no estudo do uso de internet nas praticaas pedagogica buscou de forma ampla e geral, coletar informações e dados a partir da literatura especializada do uso da informática na educação, na qual se baseou em publicações científicas condizentes com a área de estudo. Finalizada essa etapa iniciou-se a pesquisa de campo, que proporcionou a análise da relação entre a teoria e a prática vivenciada. A pesquisa de campo teve como instrumentos de investigação a observação e aplicação de questionários (Anexo A) a fim de conhecer e analisar a realidade do estudo enfocado neste trabalho. A observação é uma técnica que propicia uma compreensão melhor da realidade.



4           CAPITULO IV: ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS

Tendo explicado e descrito os instrumentos e procedimentos metodológicos utilizados para a realização deste estudo, neste capítulo, passaremos à apresentação, interpretação e análise dos  dados obtidos através das entrevistas e revisão literária. Tivemos sempre, como referência, o suporte do quadro conceptual, tal como os objectivos e as questões de pesquisa que nos orientaram ao longo do estudo. Todos os dados obtidos, após a análise de conteúdo realizada ao corpus das entrevistas, revisão literária, foram sistematizados em quadros de síntese para que a análise e interpretação da informação fosse efectuada. Para uma melhor compreensão e análise interpretativa, evidenciámos alguns temas aos quais correspondem as diferentes categorias, que serviram de linhas orientadoras da própria interpretação.

4.1         Questões Éticas

Para salvaguardar o respeito pelas questões éticas, não serão revelados os nomes dos entrevistados. Esta medida visa salvaguardar a identidade dos indivíduos entrevistados, tendo consciência de que se deve manter o sigilo, de modo a condicionar a protecção da identidade dos mesmos. Serao codificados da seguinte forma: Professor A, professor B, Professor C, Professor D, assim sucessivamente.

4.2          Utilização e acesso a internet nas Praticas didácticas na Escola Secundaria da Gurué

Com relação à pergunta sobre a importância da utilização das Tecnologias Digitais no ensino aprendizagem, apenas o professor F absteve-se de responder sobre este assunto, e o professor D que diz: “estamos aquém à tecnologia em nossos métodos educacionais hoje”; os demais Professores consideram muito importantes a utilização de tais tecnologias no ensino aprendizagem na Escola Secundaria da Gurué, onde as tem como ferramentas auxiliares no seu fazer pedagógico.
O professor A escreve que: o uso das tecnologias digitais no ensino muito interessante e importante, pois nossos alunos nasceram em uma era digital, e, se formos deixar isso de fora da escola com certeza perderemos o interesse do nosso público. Apesar de ter consciência que a Televisao, o computador e o celular são uma mania entre os alunos e que isso muitas vezes é prejudicial ao seu desenvolvimento, e que isso se deve ao mau uso que é feito deles, nós como educadores devemos aproveitar estas tecnologias e delas tirar proveito, pois se estão aí, que sejam aproveitadas para o bem.
O Professor deve estar preparado para a vinculação de processos que abordem tais tecnologias como recursos para facilitar a aprendizagem e também oportunizar o aluno a usufruir de todas as tecnologias disponíveis no ambiente Escolar.
Diante da presença destas tecnologias no dia-a-dia das pessoas, os professores B e C relatam o quanto é fundamental o uso das tecnologias digitais na Escola Secundaria da Gurué, diz que os professores devem utilizar as salas de informáticas da escola.
O professor B coloca que aluno e professor têm assumido papéis diferentes daqueles antes típicos, essas ferramentas têm contribuído muito para o avanço ensino-aprendizagem e traz melhorias para situações de aprendizagem.
O professor E demonstra grande preocupação em relação à capacitação e formação do corpo docente, diz que faltam oportunidades e melhoria de condições de trabalho: Temos que ter professores capacitados e comprometidos com o fazer pedagógico, faz-se necessário melhorar as condições de trabalho a dar-lhes melhores oportunidades, e consequentemente, a permitir que estes consigam desenvolver um ensino de qualidade a mediatizar os saberes de maneira diversificada e coerente com o fazer pedagógico da actual sociedade, que cobra do educador um conhecimento técnico-educacional, haja vista que a escola também requer conhecimentos tecnológicos e os alunos cobram isto do profissional da educação.
Diante das colocações por professores de diferentes disciplinas da Escola Secundaria da Gurué, na maioria percebe-se que há um comprometimento quanto à utilização das tecnologias digitais no processo ensino aprendizagem.
Quanto ao emprego da internet como processo de ensino-aprendizagem e a utilização das mesmas na Escola Secundaria da Gurué, os professores A e B acreditam que o uso das tecnologias digitais no ensino é muito interessante e importante, diz que usa o computador, data show, televisão, DVD, CD e máquina fotográfica Digital para registrar as actividades feitas pelos alunos.
O professor B desenvolve actividades de pesquisa na sala de informática com o acesso a internet e também utiliza a sala de informática na busca de novos modelos pedagógicos de apoio ao ensino, a oferecer possibilidades de desenvolver hipóteses, teses, análises, conceitos, e outros. O outro professor, o C, também faz uso da internet com jogos que envolvem operações e ortografia, a verificar o que é preciso retomar, diz que é uma forma de avaliar seu próprio trabalho e a aprendizagem de cada um dos alunos sem mencionar que está a avaliar os conhecimentos adquiridos por estes.
Os professores E e F não se utilizam a internet em sua práxis pedagógica, sendo que o professor E diz a internet da escola não é muito boa e para a sua utilização a direcção pedagogia impõe muitas regras, mas, “procuro no planeamento do meu trabalho estar a buscar, através de pesquisa tecnológica, actividades novas para o desenvolvimento e interesse dos meus alunos”, enquanto o professor F diz que: “... sou uma profissional extremamente “arcaica”, e ainda não senti necessidade de usá-las e nem por isso meu trabalho foi contestado”.
A analisar as respostas acima colocadas por professores em actuação, preocupam determinadas respostas fornecidas, pois, na era digital ainda se encontram professores que não utilizam a internet como praxis pedagógica.
A Internet auxilia o aprendizado e o seu desconhecimento poderá gerar no mundo actual o mesmo tipo de exclusão que sofre o analfabeto no mundo da escrita. A utilização de novas formas de interacção atende às necessidades dos alunos, a levar-os a ter maior interesse pelo aprendizado. Segundo Arruda (2004, p. 14), a utilização de tecnologias educacionais no contexto escolar está inserida em uma realidade económica mais ampla, marcada por um processo de reestruturação capitalista” que gerou a organização de movimentos de mudanças pedagógicas, não apenas Moçambique, como também em outros países, como, EUA, Portugal e Espanha.
Através da internet, é evidente o acesso rápido e eficiente à aquisição de informações para a construção da aprendizagem; é relevante e diversificada a melhoria da qualidade da comunicação entre professores e alunos viabilizados pelas ferramentas interactivas. Percebe-se também o docente que vê na internet uma forma de melhor qualificar sua práxis pedagógica.
Por esse motivo, o professor deve cada vez mais participar de formação continuada e aprimorar o seu aperfeiçoamento.
As tecnologias transformam as práticas de produção, geram um maior consumo de determinados produtos quando expostos na mídia e via internet, gera competição entre os agentes de produção e alteram a própria cadeia de geração de valor.
É prioritário reconhecer que os recursos tecnológicos digitais estão para redimensionar as condições de acesso ao conhecimento, a ampliar assim situações de aprendizagem, a multiplicar o acesso à educação escolar. Faz-se necessário uma nova postura, a quebra de paradigmas de todos aqueles que são responsáveis pelo fazer da educação, educação de qualidade que transforme as informações em conhecimentos.
De acordo com a entrevista, no que se refere à internet no quotidiano do professor como processo de ensino aprendizagem, quatro professor relatam que não a utilizam a internet, como forma de recurso na sua práxis pedagógica.
O professor A e H responde a pergunta que confere com o que está no subtítulo deste artigo e escreven: “Na minha prática docente eu uso ferramentas digitais para introduzir um conteúdo através de alguma actividade no computador ou como culminância de algum trabalho com vídeo e, filmes. Aproveito jogos interactivos para fixar conteúdos”.
Faz-se necessário que a escola adopte uma nova postura para transformar tanta informação em conhecimento e esse é o papel da Escola, quebrar paradigmas de todos aqueles que directamente são responsáveis pelo acontecer da educação.
O professor B quando responde ao questionário escreve que: “este recurso tem por objectivo facilitar a acção docente mediada pelas tecnologias de informação e comunicação e facilitar maiores recursos no processo ensino aprendizagem”.
Outro professor escreve que as tecnologias produzem um diagnóstico dos alunos, a melhorar o seu desempenho através de jogos, e que estes trazem prazer e satisfação às crianças.
O professor E, G, Z e Y escrevem que não há a necessidade de o educador estar comprometido com este novo formato de sociedade e educação, pois, não podemos conhecer todos os seus utilitários, há os crimes cibernéticos, o plágio, a falta de veracidade em algumas informações vinculadas, entre outros, porém problemas que podem ser evitados, se todos fizerem a sua parte e filtrarem as informações que são recebidas.
É importante destacar que um dos grandes desafios da sociedade actual é ter um sistema educacional que promova e viabilize a formação de indivíduos preparados para essa realidade, com níveis de aprendizado compatíveis com a actual necessidade social existente.
Campelo (2010, p. 17) afirma que para inserir as TICS (tecnologia de informação e comunicação) na educação, é preciso que a escola reveja sua postura educacional e não simplesmente faça uso sem ética e responsabilidade, é preciso ter o mínimo de conhecimento e uma metodologia adequada que valorizem os aspectos pedagógicos e educacionais, devendo estar estes fundamentados em uma teoria, a incorporar novas referenciais teóricos, a trazer contribuições ao processo ensino-aprendizagem e assim levando à construção do conhecimento através da interatividade.
Percebe-se que o grande desafio do educador é transformar informação em conhecimento, pelo facto de conhecimento ser a síntese, o qual deve ser vivenciado pelo aluno. Os procedimentos da práxis didáctica do professor devem privilegiar a construção colectiva dos conhecimentos, mediados pelos recursos tecnológicos.
Ao serem questionados sobre como o professor encara a internet no processo ensino-aprendizagem? As professoras A, B e C acreditam que as novas tecnologias, sobre tudo a internet são ferramentas que devem ser usadas a serviço da aprendizagem, procuram estar sempre actualizadas, dizem que é uma área que avança muito e o que hoje é novidade amanhã já estará ultrapassado, necessita que o professor esteja sempre em constante aperfeiçoamento.
O professor D acredita que a prática educativa tradicional está mais favorável no meio em que ele está inserido, apesar de já ter feito vários cursos preparatórios ainda acredita que a prática educativa tradicional esta mais favorável ao meio em que está inserido.
O professor E escreve que: “Considero que o ensino com as actuais tecnologias no processo ensino aprendizagem deveria; questionar as relações convencionais entre professor e aluno. Para tanto, define o perfil desse novo professor, ser aberto, humano, que valoriza a busca, o estimulo, o apoio e ser capaz de estabelecer formas democráticas de pesquisa e comunicação. Dentro do possível, estou a adaptar me neste novo contexto, mas não é fácil. É preciso melhorar muito as condições de nossa escola, para ter um trabalho como queremos”.
O professor F diz que já fez vários cursos com vários módulos, inclusive com tecnologia assistiva, mas ainda prefere o material de baixa tecnologia que vai ao encontro das necessidades educacionais dos alunos da Escola Secundaria da Gurué.

4.2.1        Analise dos questionamentos

Ao analisar os questionamentos, através dos estudos e da pesquisa de campo acima citados, pretende-se levar à observação e reflexão sobre a real utilização da internet como instrumento de mediação no processo de ensino/aprendizagem, bem como na formação dos professores. Na busca de compreender a influência destas novas tecnologias na prática pedagógica e no desenvolvimento do aluno durante todo o processo de ensino/aprendizagem, observa-se, também, a postura dos professores mediante as novas tecnologias adoptadas Escola Secundaria da Gurué.
Para tanto, é necessário que o professor, além de conhecer essa tecnologia, saiba como a utilizar, a compreender a necessidade do seu uso como os levar a uma abordagem interdisciplinar. Sem  esquecer que o uso destes instrumentos deve ocorrer de forma planeada e consciente, com a utilização de metodologias adequadas  a focar sempre os objectivos que se deseja atingir.
Em um ambiente virtual de tecnologia, o estudante tem acesso a conteúdos teóricos, onde os professores, orientadores pedagógicos, facilitam e dão suporte na realização de tarefas propostas. O foco está na interacção e cooperação entre os participantes que enriquece os conhecimentos individuais. A interactividade estimula o estudante a fazer leituras, pesquisar, colocar suas ideias e trocar experiências. Permite ao aluno fazer auto-avaliação e reflexão do seu desempenho a garantir desta forma a qualidade da sua aprendizagem.
A navegabilidade é prazerosa permite o usuário relacionar-se com colegas e professores, ampliar seus conhecimentos e ter uma comunicação imediata por meio de recursos digitais.
Neste contexto de interactividade, o ambiente de aprendizagem é de fácil acesso e navegabilidade onde o aluno tem acesso a conteúdos informações que se transformam em conteúdo sob a orientação do professor.
O aluno transforma as informações em conhecimento. Nestas situações de aprendizagem, o aluno pode vivenciar um processo de acção reflexiva, de articulação com a prática, de depuração de (re) construção do conhecimento.
O aluno tem como aliado o professor que é o facilitador da sua aprendizagem. O professor que é o mediador e está sempre atento na aprendizagem do aluno, a propiciar um ambiente favorável aos debates. No entanto, isto requer por parte do professor flexibilidade e responsabilidade para contemplar as questões emergentes e inusitadas, de modo que possam ser integradas aos participantes.
Após os relatos, conclui-se que o Professor tem de estar a aprender e reaprender com as novas tecnologias. Este deve estar aberto e disposto a buscar e receber novos conhecimentos e desafios através de pesquisas e aprimoramentos para que realmente transmitam aos alunos o conteúdo de maneira que estes apreendam.
A base da aprendizagem está na informação de forma organizada e significativa, a informação transformada em conhecimento, a internet ajuda a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, daí a importância de dominar ferramentas em busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, adaptá-lo ao contexto pessoal e regional e situar cada informação dentro do universo de referências pessoais.
O educador sempre foi importante e continua a ser, não como repetidor de informações prontas, mas como mediador. O professor é um pesquisador e ao mesmo tempo um articulador de aprendizagens, avaliador dos resultados onde o seu papel é criativo ao invés de repetitivo.
A Educação hoje passa por um processo de transformação na área da comunicação entre aluno e professor, é mais interessante ser um educador dentro de um contexto comunicacional, interativo e participativo, já não se pode mais ensinar com autoritarismo, com o uso das tecnologias pode-se vivenciar processos participativos de compartilhamento entre o ensinar e o aprender, através de uma comunicação aberta, de constante motivação num processo dinâmico e amplo.
Os professores em sala de aula tradicional geralmente tendem a criar um mundo artificial, a partir de quaisquer recursos que estejam disponíveis, para proporcionar aos alunos oportunidades de aprendizagem que capturem alguma dimensão do mundo real.

4.3       Os recursos disponíveis na internet e suas funcionalidades unilizadas na Escola Secundaria de Gurué

Esses recursos, no entanto, sempre foram limitados e o ambiente de sala de aula nunca foi exactamente “real”. A se familiarizar com algumas ferramentas básicas de navegação da Internet, os professores podem trazer o mundo real para sala de aula. Dentre os principais recursos da Internet que mais se destacam, pode-se citar a WWW, o e-mail, os fóruns, os sites de busca, entre outros.
No entanto, pode-se verificar o uso de softwares educacionais e redes sociais como o facebook e Whatsapp junto aos alunos no desenvolvimento de algumas aulas.
Foi visto que existe a utilização de jogos educativos nas aulas de informática, esses jogos complementam e reforçam os conteúdos vistos em sala de aula.
Foi observado que as aulas de informática são conduzidas pelos professores de informática, e os professores das outras disciplinas pouco acompanham essas aulas, a se limitarem muitas vezes apenas a repassar para professoro de informatica os conteúdos que serão vistos na semana, através do planeamento semanal.
Uma prática interessante é o uso das redes sociais, como o facebook e Whatsapp, na qual é utilizada como uma verdadeira ferramenta pedagógica. É nesse momento que percebe-se de facto a condução do processo educativo com o uso de recurso da internet por alguns professores da sala regular. Tais professores incentivam o uso do facebook e Whatsapp como uma espécie de diário electrónico para os alunos do 11º e 12º Classe. Cada turma tem uma página no facebook ou um grupo no Whatsapp, nesse espaço são postadas às actividades diárias, como discussões de conteúdos, apresentações, fotos, vídeos, eventos realizados pela turma, onde cada aluno tem que acessar, curtir, comentar e compartilhar os pensamentos e experiências.
Para isso, cada turma possui dois monitores/administrador que se responsabilizam pelas postagens no facebook e Whatsapp. O conteúdo postado é discutido por toda a turma, na qual os alunos escolhem colectivamente as melhores informações, fotos, dentre outros procedimentos sob a orientação do professor.
Ao serem indagados sobre o uso de recursos tecnológicos em sala de aula: 03 (cinco) professores responderam que utilizam e apenas 02 (um) professor respondeu que não utiliza. Os professores citaram o uso de: “Data show e notebook para o uso de slides e vídeos”. Percebe-se com isto que a maioria dos professores sempre busca utilizar vídeos para dinamizar as aulas, chamar atenção dos alunos para o assunto em questão, isso consegue motivar a turma.
Sobre as maiores dificuldades que os professores sente em relação ao uso da Internet, eles citaram: “Baixar arquivos e salvar conteúdos; anexar arquivos no email; trabalhar com conteúdos que contenham planilhas e gráficos”. Ainda foram citadas questões de segurança da informação como “problemas com vírus”. Apenas 01 (um) professor disse não sentir dificuldades.
A falta de domínio e conhecimento de alguns professores da Escola Secundaria de Gurué  em relação ao uso dos computadores atrasa muitas vezes o trabalho pedagógico e inviabiliza a realização de alguns projectos por não terem o conhecimento necessário sobre a utilização da mídia, como por exemplo: a elaboração de slides, apresentação de gráficos etc.
A respeito da contribuição que o uso da Internet traz para a aprendizagem, os professores relataram que são muitas as vantagens, dentre elas: “As pesquisas da internet acrescentam novos conhecimentos aos planos de aulas, a actualizar e aprofundar conhecimentos; esclarecem dúvidas sobre os conteúdos; é uma ferramenta de aprendizagem que possibilita novas formas de gerir as informações e conhecimentos”.
Dentre as declarações houve o seguinte relato que chama atenção: “A internet é apenas um meio para aprimorar a aprendizagem, mas não possui o poder de sistematizar conhecimentos como a escola”. Essa declaração afirma que apenas o uso da Internet não contribui para a sistematização do processo de ensino e aprendizagem, é necessário a figura do professor, como mediador desse processo, a sua metodologia é o que fará a diferença e tornará a aula mais significativa.
Os professores demonstraram que o uso da Internet facilita a comunicação entre professor e aluno, quando justificaram que a Internet: “Possibilita maior interação entre professor e aluno, pois chama a atenção com suas imagens, cores e sons; inova o conhecimento e conecta o aluno na relação com o professor e com o mundo através de novas formas de interação”.
De fato a Internet facilita a comunicação e socialização, visto que esse recurso torna as aulas mais dinâmicas e prazerosas, a proporcionar uma aprendizagem colaborativa.
Quando questionados sobre a importância da Internet para o ensino, os professores declararam que: “A internet oportuniza a socialização do conhecimento sem fronteiras; acrescenta novos conhecimentos nos planos de aulas quando se adéquam a necessidade e a realidade de cada turma; é importante para actualizar os conhecimentos e melhorar a aprendizagem.” Essas declarações que confirmam que a Internet é um factor de enriquecimento das aulas e melhoria dos instrumentos didácticos pedagógicos. Porém a intenção é utilizar a Internet para ampliar o enfoque do ensino, sem ficar limitada apenas a figura do professor, a contar com a participação e autonomia do aluno para a construção do conhecimento.
Diante de tantas vantagens e possibilidades que a Internet proporciona ao ensino, os professores elencaram as tarefas que não poderiam realizar sem esse tipo de tecnologia. As tarefas foram as mais variadas: “Não haveria uma maior comunicação entre professor e aluno, pois ficariam longe da actualidade, haveria pouco estímulo e subsídios para aprimorar as aulas; Não poderia ver e conversar com pessoas de qualquer lugar do mundo ao mesmo tempo; Não haveria realização de pesquisas de vídeos e outras mídias, pesquisas complementarem sobre os conteúdos estudados, compartilhamento de experiências exitosas, troca de informações, notícias e etc.; O mundo limitou-se a internet então quase nada poderia ser realizado sem ela.”
Tais declarações reforçam a dependência que se tem com a Internet nos dias de hoje, sem ela seria impossível realizar determinadas actividades que facilitam a vida das pessoas, no trabalho, na escola, no lazer, no mercado financeiro dentre outros.
Contudo, percebe-se que na escola pesquisada - apesar de existir uma facilidade de acesso aos computadores e telemóveis e o interesse dos professores em usar o computador e a Internet, ainda existe pouco conhecimento dos professores em relação à informática. Pouco é visto a utilização do computador e da Internet como recurso didáctico pelos professores da sala regular para promover aulas práticas junto aos alunos. Afirma o director da escola.
O uso da Internet é limitada a pesquisas de bibliografias digitalizadas e a consultas a sites educacionais, a não ser utilizados os demais recursos oferecidos pela internet. Um factor que pode contribuir para essa realidade é que não existe um planeamento de implementação da tecnologia educacional que envolva a todos.
Dessa maneira, acredita-se que o uso do computador e da Internet nao deve estar baseado na reflexão sobre a necessidade de mudança na concepção de aprendizagem. Não adianta a Escola Secundaria de Gurué estar totalmente equipada com recursos tecnológicos, é preciso ter professores capazes de actuar e criar condições de aprendizagem para o processo de mudança no sistema de ensino.



4.4         As vantagens e desvantagens de uso da internet nas práticas pedagógicas na Escola Secundaria de Gurué 

4.4.1        Vantagens

O uso da internet nas escolas traz inúmeras possibilidades e mudanças significativas para o processo de ensino e aprendizagem, pois oferece diversos recursos que exprimem diferentes actividades, principalmente quando conectados à Internet, uma vez que a Internet amplia as possibilidades, e concebe ao aluno as diferentes experiências e aprendizagens, a fazer-o interagir com diferentes formas de textos, imagens, sons e relações interpessoais, a propor a comunicação com pessoas geograficamente distantes e de culturas diferentes. São muitas as vantagens que a Internet oferece para o processo de ensino e aprendizagem quando utilizada de forma adequada, no entanto, existem alguns problemas e limitações quando sua utilização é feita de maneira incorrecta e despreparada, pode gerar alguns transtornos no processo educacional.
Como já foi dito anteriormente, a Internet é uma importante fonte de pesquisa e canal de comunicação, e as escolas precisam acompanhar essas mudanças a adaptar-se à novas formas de atender a actual demanda social. Sendo assim, torna-se necessário que os estudantes da Escola secundaria de Gurué tenham, desde cedo, o acesso a essa tecnologia.
Outra vantagem de se utilizar a internet como ferramentas didácticas, é a dinamização dos conteúdos que elas permitem, a estimular os alunos a trabalhar a autonomia e a criatividade, a fazer com que a educação ultrapasse as paredes da sala de aula, e a contribuir para a diminuição da exclusão digital. A Internet aproxima as pessoas e diminui os espaços, e muitos dos indivíduos que tem dificuldades de se socializar, conseguem através dela se expressar e se comunicar melhor.  
 A maior parte dos projectos de internet confirma a riqueza de interacções que surgem, os contactos virtuais, as amizades, as trocas constantes com outros colegas tanto por parte de professores como dos alunos.
Além disso, para o autor, os alunos desenvolvem novas formas de comunicação, como por exemplo, a escrita: A possibilidade de divulgar páginas pessoais e grupais na internet gera uma grande motivação, visibilidade, responsabilidade para professores e alunos. Todos se esforçam por escrever bem, por comunicar melhor suas ideias, para serem bem aceitos, para não fazer feio.

4.4.2        Desvantagens

A internet pode ajudar por um lado, mas também podem atrapalhar por outro. Nunca se viu tanta informação disponível, tantas tecnologias, mas nunca se teve tanta dificuldade de comunicação, quando se trata de interacção, participação e qualidade da informação.
Portanto, a questão fundamental não é a internet. A internet pode ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um de nós, isto é, o conhecimento. Educar também é aprender a gerenciar tecnologias, tanto de informação quanto de comunicação. Ajudar a perceber onde está o essencial, e a estabelecer processos de comunicação cada vez mais ricos, mais participativos.
O uso da internet na Escola secundaria de Gurué também deveria atender as necessidades pedagógicas, porém nem sempre isso acontece.
Sucede que, existe um despreparo dos professores da Escola secundaria de Gurué e uma infra-estrutura indisponível.
Analisando as entrevistas feita aos professores, nota se que muitas vezes seguem uma linha tradicional de ensino, sem uma proposta pedagógica inovadora que motive os alunos a uma aprendizagem efectiva.
Nota se que a Escola secundaria de Gurué, geralmente usam os computadores para o simples ensino de informática, a ensinar os alunos a mera digitação e pesquisas na Internet. Tais pesquisas, muitas vezes acontecem de forma superficial, na qual os alunos apenas copiam e imprimem os textos tais quais são encontrados nas páginas da Internet, a contribuir para o baixo desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Além disso, existem professores que utilizam as novas tecnologias sem reflectir muitas vezes sobre o seu papel pedagógico, que deveria estar direccionado para uma prática construtiva do conhecimento.
Outro problema é que a Internet oferece diversas possibilidades de busca, e as suas páginas muitas vezes encantam os alunos e tiram o foco principal que é a interpretação. Na realização de aulas com o uso da Internet, os alunos podem ficar dispersos a navegar pelos sites, abrir muitas páginas, a confundir qualidade com quantidade. Afirma a Professora E.
Existe um deslumbramento com as imagens e sons encontrados na Internet, a levar muitas vezes os alunos a não considerarem o conteúdo, a consumir a informação de modo rápido e superficial, sem internalizar e refletir sobre o conteúdo.
Esclarece o professor H, que não usa esses recursos e nem pretende usar por que os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas conexões possíveis e de endereços dentro de outros endereços, de imagens e textos que se sucedem ininterruptamente. Tendem a acumular muitos textos, lugares, idéias, que ficam gravados, impressos, anotados. Colocam os dados em seqüência mais do que em confronto. Copiam os endereços, os artigos uns ao lado dos outros, sem a devida triagem.

4.5         O papel dos professores da Escola Secundaria de Gurué na utilização da  internet nas Praticas didácticas

O papel do professor no processo educativo é fazer com que o aluno aproprie-se do conhecimento, partindo de uma reflexão crítica que aborde as tecnologias como recursos que facilitam a aprendizagem, a oportunizar ao aluno a familiarização com aquelas que lhe são impostas no seu dia-a-dia; a era tecnológica, a era da informação, que flui em velocidades e em quantidades, a mudar gradativamente os hábitos das pessoas, as quais se não acompanharem os avanços tecnológicos, terminam excluídos da sociedade tecnológica. Alunos e professores estão frente a um novo modo de ensinar e aprender, a romper barreiras com a criação de novos espaços de aprendizagem. Frente ao ensino novos dilemas surgem e é objecto diário da reflexão dos envolvidos no processo educativo.
Na era da informação, nada melhor do que saber como obter informações com rapidez, e, mais do que isso, devido ao volume cada vez maior de dados produzidos, como seleccionar o que interessa a cada um.
O professor deve estar aberto para as mudanças, principalmente em relação a sua postura frente ao uso de novos recursos pedagógicos no processo ensino-aprendizagem. Ele precisa aprender a aprender e estar preparado para lidar com as rápidas mudanças, sendo dinâmico e flexível, pois acabou a esfera educacional de detenção do conhecimento, do professor “sabe tudo”. Pois num mundo com tantas mudanças tecnológicas, é fundamental para quem ensina, estar actualizado e estar consciente da importância disto.
A formação de professores em novas tecnologias sinaliza para uma organização curricular inovadora que, ao ultrapassar a forma tradicional de organização curricular, estabelece novas relações entre a teoria e a prática.
É uma ferramenta que possibilita mudanças na actual tarefa do professor, a ser ele guia da aprendizagem, em vez de transmissor do conhecimento, e permite ao aluno um contacto mais directo com o mundo, uma experiência directa com a realidade. O professor deve estar aberto para as mudanças, principalmente em relação à sua nova postura: o de facilitador e coordenador do processo de ensino aprendizagem.
Promover a aprendizagem no aluno é o objectivo principal do professor. Para atingir este objectivo não basta ao professor dar uma boa aula, trabalhar bem os conteúdos, ele deve ser bem claro as concepções teóricas que fundamentam a sua prática.
Espera-se do professor uma postura diferente da tradicional com vista a possibilitar que o aluno aprenda a aprender, a ter acesso a informação disponível em fontes de pesquisa variadas, inclusive pela Internet. Torna-se necessário que o professor, junto com o aluno, conheçam os recursos existentes na Internet e saibam utiliza-los de maneira que possam interagir e construir o conhecimento.
Na prática pedagógica é importante que o professor conheça como ocorre a aprendizagem e ter claro a sua posição, sua concepção teórica.
A partir do que foi pesquisado, observa-se que é importante para o processo de ensino-aprendizagem que o professor conheça tanto as teorias de aprendizagem, como os recursos disponíveis na Internet que possam ser aplicados em várias metodologias de ensino, dentro da concepção teórica que esteja embasado.
Por meio da Internet a escola propícia, a alunos e professores, o desenvolvimento mais dinâmico de numerosas atividades. Pode-se citar: pesquisas, participação em cursos virtuais, aperfeiçoamento profissional, acesso direto a diversos dados, possibilidade de consultar especialistas nas mais diversas áreas, diversão em sites que apresentam conteúdos do interesse de cada um, visita a museus e a outros lugares, visita a sites interativos, produção de materiais de comunicação, descoberta de maneiras mais ágeis de buscar informações, entre outros.
O professor também deve estar capacitado quanto aos principais serviços que a Internet oferece, ele necessita de conhecimento acerca dos recursos disponíveis nos programas escolhidos para suas atividades de ensino, a realizar assim uma aula dinâmica, criativa e segura. Ir para um ambiente de informática sem ter analisado o conteúdo a ser utilizado é o mesmo que ir dar uma aula sem planeamento e sem idéia do que fazer. Em função da grande rapidez da evolução na área de informática, os professores terão uma necessidade constante de reciclagem.
Quando o professor se sente à vontade com a Internet, ele pode incorporar, de maneira muito mais flexível, os acontecimentos do cotidiano às suas aulas. Além de dedicar sua atenção à aula, o professor terá que atender a problemas no uso dos computadores e da Internet. A aula representa uma quebra na rotina de uma sala tradicional. Uma coisa é ensinar o uso de computadores a qualquer pessoa; outra, é ensinar a usar a ferramenta em contextos educacionais, por um professor ou um aprendiz, com objectivos explícitos de ensinar ou de aprender algo em ambientes escolares.
A adopção da Internet pelas escolas provoca mudanças no processo ensino aprendizagem, com conseqüente questionamento dos métodos didáticos tradicionais e a redefinição do papel do professor e de sua interação com os alunos. A formação de professores não pode ignorar a importância desses recursos para a formulação de propostas modernas e eficientes de ensinar e de aprender, o que exige mudanças substanciais na formação do professor (MERCADO, 1999, p. 17).
É necessário aos professores aprimorar seus conhecimentos para que as atividades pedagógicas baseadas na Internet sejam possíveis. É preciso ultrapassar obstáculos técnicos e assimilar uma série de informações.



5           CAPITULO V: CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES

5.1         Conclusão

Depois de estudar, analisar e falar sobre o tema em tela chegamos a conclusao que o professor da era digital deve ser capacitado para tornar seus alunos capazes de navegar no mar de informações que a tecnologia disponibiliza, a actuar como um estimulador do processo de seleção crítica e organização das informações. Os jovens ainda que muito hábeis no manuseio das Tecnologias, não possuem a maturidade suficiente, para a seleção e organização da informação coletada. É nesse momento que o professor deve intervir, pois é papel do professor despertar a curiosidade, a criticidade auxiliando nas sínteses e reflexões, a estimular o aluno a construir o conhecimento, pois a qualidade mais valiosa é a capacidade de transformar dados em conhecimento.
Acreditamos que o uso da internet no processo de ensino, acordado com os objetivos pedagógicos, visa contribuir com professores e alunos através de métodos mais estimulantes para aprendizagem. Notou se que Alguns professores da escola Secundaria de Gurue ainda têm receio em utilizar a internet nas suas práticas educacionais, o facto é que o uso da internet no ambiente escolar deve auxiliar o processo de aprendizagem e não conduzi-lo. A internet não é uma ameaça à profissão do professor, seu uso deve ser visto como um instrumento para enriquecer as práticas pedagógicas.
Como foi possível observar ao longo da pesquisa, o uso da Internet na educação se constitui como um meio de relevantes possibilidades pedagógicas, a não se limitar apenas a uma disciplina e a uma única forma de ensino, a permitir a interdisciplinaridade que oferece uma educação global e que estimula o processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino, a começar pelo ensino fundamental. Os resultados da pesquisa mostram a importância do uso da Internet como ferramenta pedagógica para os professores da escola Secundaria de Gurue, se configurar em um recurso dinâmico que favorece o trabalho do professor, a enriquecer as suas possibilidades metodológicas.
A Internet possibilita que o trabalho se torne mais interessante, criativo e interativo, a facilitar o acesso a uma infinidade de informações independente de tempo e espaço. Os recursos da Internet aplicados no ambiente educativo podem contribuir qualitativamente, a ajudar a ampliar e a modificar as formas de ensinar e aprender nos dias actuais. É importante salientar que o uso desses recursos no processo de ensino e aprendizagem deve levar em considerações as particularidades de cada turma e as ações construídas pelos agentes educacionais de cada contexto. Diante das reflexões desenvolvidas através deste estudo, acredita-se que a Internet é um recurso facilitador da aprendizagem, porém é um grande desafio metodológico para os professores. Pois, embora exista um interesse por parte dos professores em superarem uma postura tradicional do ensino e de utilizarem a Internet como apoio pedagógico, ainda existe dificuldades e barreiras que limitam essas acções, como a falta de preparo com o manuseio das novas tecnologias.
Dessa forma, torna-se necessária uma formação inicial e continuada de professores para a utilização pedagógica da Internet e de outras tecnologias no ambiente escolar. Visto que, nos dias actuais o uso dessas tecnologias é fundamental para tornar as mais dinâmicas e produtivas. Essa formação deve levar em consideração as mudanças que as tecnologias provocam na sociedade, na cultura e na identidade dos alunos. O professor precisa se apropriar do uso da Internet não somente como fonte de pesquisa, para a mera consulta de informações e conhecimentos. É preciso  utilizar os recursos da Internet de forma prática com os alunos, a ultrapassar o isolamento do espaço físico da sala de aula e a proporcionar a construção colectiva do conhecimento a partir de outros meios, a compartilhar experiências, ideias, materiais didáticos, opiniões, debates, seja através de fóruns, listas de discussão, email, ambientes virtuais de aprendizagem, blogs, sites ou até mesmo nas redes sociais.
Desse modo a educação estará a assumir uma aprendizagem coletiva e interativa, a tornar-se acessível a todos. Vale ressaltar que a aplicação prática da Internet no processo de ensino e aprendizagem na Escola Secundaria de Gurue podem gerar resultados tanto positivos quanto negativos, pois apesar deste recurso oferecer meios que melhora os métodos e as técnicas de ensino, se utilizado de forma errada poderá trazer danos para a educação, assim cabe ao professor analisar, selecionar e utilizar as tecnologias de maneira adequada. Assim sendo, a postura pedagógica que o professor assume no processo de ensino e aprendizagem é o que fará a diferença, pois as tecnologias sozinhas não são capazes de ensinar. O professor que se limita a utilização dos recursos apenas para produzir o conhecimento pode estar a contribuir para o desenvolvimento de indivíduos passivos e reprodutores da cultura dominante.
Nesse sentido, é competência dos professores saber como utilizar as tecnologias em favor da educação, a assumir o papel de facilitador no processo, a orientar os alunos na busca de informações, a problematizar e a desafiar os alunos no uso dessas tecnologias, a proporcionar uma leitura critica desses usos, para que de fato eles possam construir o conhecimento de maneira significativa e transformadora.



5.2         Recomendações

Recomenda se para uma  a capacitação ou actualização dos 109 professores para aumentar o conhecimento em relação ao uso do computador. Dessa maneira, torna-se necessário a capacitação ou actualização dos 109 professores para aumentar o conhecimento em relação ao uso da internet, para que não fiquem desfasados em relação às inovações tecnológicas e para que possam aprimorar as actividades pedagógicas de maneira mais atractiva e condizente com a realidade dos alunos, como sugere Dorneles, é preciso: haver cursos de formação continuada destinados aos professores que estão actuando em sala de aula, uma vez que muitos desses professores não tiveram, em seus cursos de licenciatura, uma disciplina ou mesmo preparação para o uso das TICs aliadas ao processo de ensinoaprendizagem.
 Portanto, deve-se investir nos cursos de formação continuada para que se tenha o uso adequado das novas tecnologias no processo educacional. Enfim, o professor deve entender que, com as TICs tem-se uma ruptura com os métodos tradicionais, bem como avanços e melhorias na educação. (A formação continuada permite ao professor se capacitar e refletir sobre a sua prática, levando-o a compreender que a qualidade de um ensino que se utiliza das tecnologias depende muito mais de como ele é explorado didaticamente do que pela mera utilização de recursos tecnológicos.
Para que os alunos participem de todo o processo educativo, devemos ter como parte central de nossa prática pedagógica uma didática que reconheça o aluno como receptor e construtor do conhecimento, onde ele se sinta responsável e comprometido pela sua aprendizagem, a tornar assim, o processo mais dinâmico e interessante, onde ele possa interagir com o educador e com as tecnologias disponíveis no processo ensino/aprendizagem.



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Legislação
Lei n° 4/2001 de 27 de Fevereiro 2001 (Lei de Direitos de Autor)




APÊNDICE

QUESTIONÁRIO A




QUESTIONÁRIO B
Quanto ao uso do professor na preparação das aulas:
1. Você utiliza a Internet na preparação de suas aulas?
( ) Sim ( ) Não
2. Se utiliza, qual a freqüência?
( ) Em todas as aulas
( ) Semanalmente
( ) Mensalmente

Quanto às aulas:
3. Você utiliza a Internet como uma ferramenta pedagógica durante as suas aulas?
( ) Sim ( ) Não

4. Se utiliza, qual a freqüência?
() Em todas as aulas
( ) Semanalmente
( ) Mensalmente

5. Na sua opinião, qual o fator que dificulta a utilização da Internet na sala de aula?
( ) A falta do conhecimento sobre a ferramenta (Internet)
( ) A confiabilidade quanto as Informações contidas na Internet
( ) O medo do plágio
( ) As opiniões contraditórias que veiculam na Internet



05. Qual o seu domínio com o uso do computador?
 ( ) Excelente
( ) Péssimo
( )  Regular

06. Você utiliza a internet?
 () Sim           () Não





(    ) Bom                               (         )


07. Onde você acessa a Internet?

(
) em casa
(
)
no trabalho
(
) na escola
(
)
na casa de amigos / parentes
(
)  em Lan Houses
(
) não acesso Internet

8.    Se você acessa, quantas horas, geralmente, usa a Internet por semana?

________ horas.



10. Como você se sente em relação à informática?
 (
)
Utilizo com tranqüilidade e quero ampliar meus conhecimentos
(
)
Sou obrigado a aprender para poder estudar e/ou trabalhar
(
)
Reconheço que é necessário aprendera usar, mas ainda não utilizo
(
)
Acho tudo muito difícil e complicado e não quero aprender a utilizá-lo



11. Os conteúdos mais acessados durante a navegação na Internet são:
(
) Sites de buscas.
(
) Educação.
(
) E-mail.
(
) Notícias
(
) Esportes.
(
) Sites de relacionamentos.



13. Você utiliza a internet para fazer os seus planeamentos de aula?
(         )    sim               (         ) não
Como?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
14. Quais das ferramentas da internet abaixo você utiliza ou já utilizou em seu planeamento e desenvolvimento de aula?



(
(
(
(
(
 (
(
(
(
(


) E-mail
) Fórum
) Chat (Bate papo)
) Lista de discussões
) Blog

) Sites de buscas
) Bibliotecas online

) Ambientes virtuais de aprendizagem

) Softwares educacionais
() Redes sociais




15. Você utiliza recursos tecnológicos em sala de aula?
 (       ) sim            (         ) não
Se sim, quais tipos de recursos?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
_________________________________________________________________

17. Quais as maiores dificuldades que você sente no uso da internet?

___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

18. Qual a contribuição que o uso da internet traz para aprendizagem?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

19. Você acha que com o uso da internet facilita a comunicação entre o professor e o aluno?

(         )    sim               (         ) não            (          ) um pouco
Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

20. Você considera que a internet é importante para o ensino?

( ) sim ( ) não ( ) um pouco Por quê?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

21.  O que não poderia ser feito sem esse tipo de tecnologia?
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